Após decisão do STF, Justiça manda soltar ex-governador de Minas

Preso desde o ano passado, Eduardo Azeredo cumpria pena de 20 anos

A Justiça de Minas Gerais determinou hoje a soltura do ex-governador e ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB), preso desde o ano passado para cumprir pena de 20 anos e 10 meses de prisão por participação no chamado mensalão mineiro.

A medida cumpre a decisão proferida ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância.

O juiz Marcelo Eustáquio, da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, entendeu que Eduardo Azeredo deve ser solto após a decisão do STF. “Com o devido respeito a quem pensa o contrário, creio, nesse cenário, que não admite ilações ou divagações jurídicas. Deve ser cumprida, em respeito aos mandamentos legais “, afirmou.

Azeredo é acusado de suposto envolvimento em um esquema de corrupção montado para beneficiar a campanha de reeleição ao governo mineiro, em 1998. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), mais de R$ 3 milhões foram desviados de empresas estatais mineiras. Para o MPF, a prática dos crimes só foi possível por meio de “esquema criminoso” montado pelo publicitário Marcos Valério, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Em 2014, Eduardo Azeredo renunciou ao cargo de deputado federal, perdendo o foro privilegiado no Supremo – fazendo o processo ser remitido à Justiça de primeira instância, em Minas Gerais, retardando o julgamento.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile