“A cultura está sendo esfaqueada”, lamenta Claudia Raia

Atriz também alertou para desinformação da sociedade sobre a Lei Rouanet

Claudia Raia / Reprodução Facebook

Em meio à polarização política vivida no Brasil, que reverbera na cultura e no comportamento, a atriz Claudia Raia saiu em defesa, nessa quinta-feira, da liberdade de expressão e das diferentes formas de arte como pilares de transformação e de construção da sociedade. Em Porto Alegre, ela também destacou as ações promovidas pela Lei Rouanet, que se tornaram alvo de críticas durante a campanha presidencial e no primeiro ano de gestão do atual governo. Claudia Raia também lamentou, em entrevista à Rádio Guaíba, o fato de a cultura ter sido “demonizada” e assegurou ser uma ativista para que a não venha a ser “amordaçada” no país.

“O povo não sabe que R$ 1 tirado da Lei Rouanet reverte e volta para sociedade como R$ 1,59. Não vão tapar a nossa boca. A gente recria e se reinventa. O caminho não é este, mas vamos superar. A cultura com a Lei Rouanet tem prolemas? Tem, mas é como em tudo. Ela é uma lei que possibilitou a gente trazer espetáculos lindos de morrer, entretenimento e empregos. Somente com ‘Cantando na Chuva (musical), eu empregava 150 famílias”, recorda.

Com mais de 30 anos de televisão, Claudia Raia afirmou que a desinformação da sociedade vem colocando em xeque o trabalho do setor cultural. “Falta informação para os brasileiros. A cultura acabou demonizada e sendo colocada [nesse patamar] quase que de uma maneira leviana, irresponsável e criminosa. Hoje, é um momento muito delicado, onde a cultura está sendo esfaqueada e, estamos falando de esfaquear a identidade de um país porque cultura é identidade de país”, alertou.

Ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, Claudia Raia estrela o musical “Conserto para Dois” no Rio Grande do Sul. A comédia de dois atores e múltiplos personagens está em cartaz, entre ontem e hoje, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. No domingo, ocupa o Teatro da Univates, em Lajeado.