Rodrigo Lorenzoni entrega medalha, homenageia associação e celebra 50 anos do Sistema CFMV/CRMVs

Projeto de lei da Liberdade Econômica é de autoria de Rodrigo Lorenzoni | Foto: André Lisboa/Agência ALRS

O deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM) homenageou, nesta quinta-feira, com a Medalha da 55ª Legislatura o médico veterinário e pesquisador, dr. Ney Luis Pippi, e com uma placa de reconhecimento a Associação Gaúcha de Criadores de Cavalo Árabe. O evento aconteceu no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.

Primeiro agraciado da tarde, Pippi é especialista na área de pequenos animais e em terapia com células tronco. “Esta é uma maneira de reverenciarmos e agradecermos ao trabalho prestado pelo professor. As suas pesquisas serviram como subsídio tanto para a medicina humana quanto para veterinária. Para mim, é uma alegria e uma satisfação prestar essa singela homenagem”, ressaltou Lorenzoni.

O deputado também homenageou a Associação Gaúcha de Criadores de Cavalo Árabe. Fundada em 1975, a instituição tem como objetivo estimular o desenvolvimento da raça, consolidar parcerias, fomentar o mercado equestre e do agronegócio, motivos que levaram o democrata a agraciar a entidade. “A associação de Criadores de Cavalo Árabe é um exemplo do Rio Grande que dá certo e que deve ser seguido por todos nós”, acrescentou o deputado. A medalha foi instituída pela resolução de mesa 864 e é entregue por deputados a pessoas físicas ou jurídicas.

Grande expediente celebra 50 anos do sistema CFMV/CRMVs

Lorenzoni também ocupou o Grande Expediente desta quinta-feira para homenagear os 50 anos do sistema composto pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária. O parlamentar, que atuou como conselheiro do Conselho do Rio Grande do Sul por duas gestões e presidiu a entidade por dois mandatos, afirmou que seu “amor pela medicina veterinária está no sangue” e foi transmitida de de pai para filho e de filho para neto.
“Meu avô, Dr. Rheno Lorenzoni, foi um dos precursores da profissão no Estado”, revelou, citando as mudanças que ocorreram na profissão no decorrer do tempo, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de especialidades médicas.

Para ilustrar o avanço vertiginoso do número de médicos veterinários no Brasil, o parlamentar comparou o número dos registros profissionais de seus familiares. “O registro profissional do meu avô era o de número 31. Meu pai concluiu o curso de veterinária em 1976 e possui o registro 1.552. Eu colei grau em 2003 e sou o número 8.272”, descreveu.

Hoje, existem cerca de 117 mil veterinários espalhados por todo o Brasil. É o maior contingente de profissionais do mundo, superior, inclusive, ao de países com a população maior que a brasileira, como os Estados Unidos. “Aqui, somos os responsáveis por diferentes ramos da saúde pública. Além de zelar por animais de todos os portes, atuamos em áreas nutricionais e sanitárias, determinantes também para o bem-estar humano. Somos nós, médicos veterinários, os profissionais habilitados para controlar zoonoses e efetuar a inspeção de alimentos ao longo de toda a cadeia produtiva”, apontou.

Homenagem à Fenasul-Expoleite

Rodrigo Lorenzoni também anunciou que que protocolou o projeto de lei para que a Fenasul-Expoleite seja reconhecida de relevante interesse cultural para o Rio Grande do Sul. Criada em 1977 pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado, a EXPOLEITE é o grande marco de exposição que consolida o trabalho e os relevantes serviços prestados por todos os criadores de gado leiteiro, sendo eles pequenos, médios ou grandes.

“A Expoleite é o segundo maior evento de exposições do Rio Grande do Sul. Os produtores têm a oportunidade de mostrar e divulgar o potencial das raças leiteiras e fomentar a troca de conhecimento para o desenvolvimento da cadeia produtiva”, finalizou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha na Assembleia.
Com informações da Agência de Notícias ALRS.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile