Nível do Guaíba volta a subir e alaga ruas na região das ilhas em Porto Alegre

Ainda não há registro de casas inundadas ou famílias desalojadas

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba / Arquivo

Com nova elevação do nível do Guaíba, na manhã desta quarta-feira, ruas da Ilha da Pintada e da Ilha Grande do Marinheiros registram alagamentos. Embora as águas tenham invadido a via pública, não há registro de pessoas e famílias desalojadas ou casas inundadas. De acordo com a Defesa Civil, a elevação acontece devido a incidência de ventos do quadrante Sul.

Alguns moradores da avenida Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, precisaram utilizar botas e até mesmo barco para transitar por trechos da via.

Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

Conforme a medição das 8h desta quarta-feira, o nível do Guaíba atingiu a marca dos 2m16cm na estação do Cais Mauá. O nível de inundação é de 2m50cm. No bairro Arquipélago, as águas marcavam 2m10cm. Equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão e constante monitorando da situação.

Elevação do Caí retira famílias de casa

A cheia do rio Caí, em São Sebastião do Caí, que ocorre em razão do grande volume de chuvas das últimas semanas, provocou a retirada 48 pessoas que residem na região ribeirinha. Dentre os desabrigados e desalojados, estão 15 crianças. Segundo a Defesa Civil, os moradores ribeirinhos da cidade foram encaminhados ao ginásio do Centro Integrado Navegantes. A prefeitura está prestando toda a assistência de transporte até o centro, bem como a alimentação para as famílias atingidas.