Mais de 6,5 mil pessoas continuam afetadas pelas chuvas no RS

Cheia dos rios acarreta na retira de famílias de residências

nível do guaíba
Foto: Guilherme Kepler / Rádio Guaíba

A Defesa Civil Estadual informou, na manhã desta quarta-feira, que 6.594 pessoas permanecem sendo afetadas por alagamentos, inundações ou destelhamentos em função dos vendavais que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana. Desse número, 378 pessoas estão desabrigadas e outras 245 desalojadas. Ao todo, 1.498 residências tiveram algum tipo de estrago.

São 22 cidades com registro de danos. Destas, 16 já decretaram situação de emergência.

Atualmente, a cheia dos rios acarreta nos maiores problemas. Em Rosário do Sul, o rio Santa Maria deixa 40 famílias desabrigadas e outras dez desalojadas. A prefeitura analisa decretar situação de emergência. O abrigo provisório é no ginásio da Escola Olivério Thaddeo e são moradores dos bairros Carmelo e Progresso. Os desalojados são dos bairros Vila Nova e Areias Brancas.

Em São Sebastião do Caí, a cheia do Rio Caí causou a inundação da zona ribeirinha. Entre os 48 desabrigados, 15 são crianças. Em Rio Pardo, São Jerônimo e Lajeado, a cheia dos rios obriga famílias a deixarem suas residências.

Outra cidade em situação crítica é Guaporé, com 268 pessoas afetadas, sendo três delas desalojadas. A enxurrada atingiu aproximadamente 64 residências nos bairros Aparecida, Centro, Canecão, Pinheirinho, Santo André, Vila Verde e São José.