Defesa Civil já registra 23 municípios afetados pelas chuvas no RS

Cheias em pelo menos dois rios obrigaram famílias a sair de casa 

Foto: Defesa Civil / Divulgação

Temporais registrados desde 19 de outubro já causaram estragos em 23 cidades do Rio Grande do Sul. O número atualizado, divulgado no fim da tarde desta quarta-feira pela Defesa Civil, mostra que mais cinco municípios entraram para a lista. Desses, 16 já decretaram situação de emergência. Com exceção de Alegrete, todos relataram prejuízo a partir da madrugada de 29 de outubro.

De acordo com a Defesa Civil, Nova Bassano, Rio Pardo, São Jerônimo, Itapuca, Triunfo e Lajeado enviaram a documentação mais recente. O acompanhamento do nível dos rios também recebe atenção. A cheia do Taquari, por exemplo, obrigou famílias a sair de casa. O mesmo ocorre em São Sebastião do Caí, onde mais de 40 moradores ribeirinhos tiveram de escapar da cheia do rio Caí.

Conforme a sala de monitoramento, comandada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente Infraestrutura, o Taquari é uma ameaça às localidades de Muçum, Estrela e Taquari, já que segue acima das cotas de inundação. A normalização do volume de água deve ocorrer apenas no fim de semana.

Em Porto Alegre, a elevação do nível do Guaíba já alagou ruas da região das Ilhas. Até o começo da tarde, porém, não havia registro de residências inundadas ou famílias fora de casa.

Dom Pedrito
Com aproximadamente 38 mil habitantes, o município da Campanha registrou 4,2 mil danos menores (queda de árvores e postes de energia elétrica, por exemplo) e mil residências afetadas pelo granizo.

Cachoeira do Sul
Com 11 mil moradores, a cidade contabiliza 57 desabrigados e 80 desalojados devido a cheia de rios em pelo menos seis localidades, incluindo a ERS-630.

Rosário do Sul
Com 39 mil habitantes, o município é afetado pelo transbordamento do rio Santa Maria, que mantém 48 famílias – 168 pessoas – em um abrigo provisório no ginásio da escola Oliverio Thaddeo. Também há 42 pessoas em casas de amigos e parentes.

Munícipios atendidos pela Defesa Civil:
Santana do Livramento
Dom Pedrito
Bagé
Cachoeira do Sul
Canguçu
São Gabriel
Ibarama
Cristal
Lagoa Vermelha
Camargo
São João do Polêsine
Pelotas
Camaquã
Rosário do Sul
Alegrete
Guaporé
São Sebastião do Caí
Nova Bassano
Rio Pardo
São Jerônimo
Itapuca
Triunfo
Lajeado