OAB/RS publica nota e cobra providências para o fim da greve do Judiciário

Paralisação já dura um mês e meio

Judiciário gaúcho pode enfrentar greve de servidores a partir de terça-feira./ Foto: Divulgação/SindjusRS
Foto: Divulgação/SindjusRS

A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) divulgou uma nota em que cobra providências para o fim da greve de servidores do Judiciário, que já dura um mês e meio. O órgão encaminhou um pedido de providências à Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça, que garantiu estar realizando algumas ações para que a paralisação não prejudique os serviços.

Em nota, a corregedora-geral da Justiça do TJ, desembargadora Denise Oliveira Cezar, confirmou que, em ofício assinado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, cobra que a Presidência do Tribunal verifique com as comarcas se vem sendo mantido ou não o percentual mínimo de servidores em ação, a fim de que não haja prejuízo à população.

Conforme a corregedora, ocorreu também a formação de um grupo de trabalho que vai monitorar a greve dos servidores do Poder Judiciário e os reflexos dela para a jurisdição. Há também uma medição sendo feita para regularizar a prestação dos serviços essenciais, incluindo a expedição de alvarás e manutenção dos 30% no exercício das funções.

O Tribunal de Justiça acrescentou à reportagem que não há registro de anormalidade nas Comarcas e que problemas pontuais vêm sendo resolvidos rapidamente.

Sobre a greve

No dia 1º de novembro, em nova assembleia, os servidores decidiram seguir em greve. Cerca de mil trabalhadores, entre oficiais de justiça, escreventes e assistentes sociais, participaram do encontro, no salão da Igreja Nossa Senhora da Pompéia.

Entre outras pautas, os servidores exigem a criação de um plano de carreira e reajuste salarial. A Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), o Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus) e a Associação dos Oficiais de Justiça (Abojeris) organizaram a plenária de sexta-feira passada.