Com cheia dos rios, sobe para 15 o número de cidades que decretaram emergência no RS

São, ao todo, 6.209 pessoas atingidas no Estado

Foto: SEMA-RS / Divulgação

A Defesa Civil Estadual divulgou na manhã desta terça-feira que subiu de 12 para 15 o número de cidades que decretaram situação de emergência em razão de temporais, vendaval e cheias dos rios. As cidades de Alegrete, Cachoeira do Sul e Dilermando de Aguiar foram as últimas a ingressarem na nova atualização.

Um dos maiores problemas diz respeito a alagamentos em razão das cheias dos rios. Ao menos dez cidades registram afetados em razão de inundações ou alagamentos. São elas: Cachoeira do Sul, Ibarama, Cristal, São João do Polêsine, Pelotas, Camaquã, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Alegrete e São Gabriel.

Ainda segundo a Defesa Civil, subiu de 6.186 para 6.209 o número de pessoas atingidas pelas chuvas no Estado. Desse número, 264 estão desabrigadas e outras 242 desalojadas. Além disso, 1.392 residências tiveram algum tipo de estrago em razão de fenômenos climáticos.

Rios em elevação

Conforme monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, seguem na condição de alerta os rios Quaraí, Santa Maria, Mirim-São Gonçalo, Camaquã, Vacacaí, Vacacaí Mirim, Ibicuí, Turvo-Santa Rosa – Santo Cristo, Ijuí, Baixo Jacuí, Pardo, Lago Guaíba, Gravataí, Sinos, Taquari-Antas e Caí. Nos pontos monitorados seguem em elevação os rios Quaraí, Ibicuí, Ijuí, Gravataí, Sinos, Caí, Taquari e Jacuí. Em diversos municípios estes rios estão acima de seus leitos de inundação.