Plataforma será criada para ajudar pais na escolha da escola das crianças

Hackathon da Educação foi lançado pela prefeitura da Capital e será realizados nos dias 22,23 e 24 de novembro na PUCRS

Foto: Prefeitura de Porto Alegre / Divulgação

A Prefeitura de Porto Alegre lançou na manhã desta segunda-feira o Hackathon da Educação. O evento é uma maratona de três dias onde estudantes e profissionais de diversas áreas estarão reunidos para desenvolver uma plataforma que vai auxiliar os pais ou responsáveis a tomar a melhor decisão na hora de escolher a escola dos filhos.

Conforme o diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Renato Ardenghi, a intenção é colocar a ferramenta à disposição dos pais para o próximo ano letivo. “O desafio é que a gente tenha a contribuição de uma série de hackers em uma maratona de 56 horas onde eles vão desenvolver uma plataforma que possa auxiliar os pais na hora da escolha da escola dos filhos. Nessa plataforma o pai vai poder saber qual a escola mais próxima da casa dele, qual a proposta pedagógica, quantos professores existem nesse local, etc. É uma grande plataforma de dados para que os pais possam avaliar e as escolas possam colocar as informações que melhor descrevam as atividades desenvolvidas”, explica.

Podem participar estudantes e profissionais das áreas de design, marketing, programação e ciência de dados. A maratona será realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro no prédio 32 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O desafio começa com seis grupos com 10 pessoas de diferentes áreas de atuação. São 60 vagas: 48 serão destinadas para o público em geral e 12 serão vagas sociais. O valor da inscrição é de 30 reais pelo site.

Durante a maratona serão realizadas atividades de conscientização, criatividade e integração em grupo, com a mentoria de especialistas. No último dia, os grupos irão apresentar seu protótipo de plataforma para uma banca avaliadora. Ao final haverá premiação de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 3 mil para o segundo. Os critério de avaliação serão os impactos para os pais e sociedade, execução técnica, interface e acessibilidade.

Na plataforma a ser desenvolvida, as escolas estaduais, municipais ou privadas, terão a oportunidade de mostrar suas propostas pedagógicas. Além disso, serão disponibilizados dados como número de alunos, valores das mensalidades (nas particulares), infraestrutura, entre outras informações.

O Hackathon da educação é uma realização do Sicredi com co-criação do Pacto Alegre e Prefeitura da Capital. O governo do Estado e Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) apoiam o projeto.