Sobe para 7 mil número de atingidos pelas chuvas no Estado

O caso mais grave segue sendo o de Dom Pedrito, que já soma 4,2 mil pessoas afetadas

chuvas lami
Foto: Defesa Civil./ Divulgação.

Já chega a mais de 7 mil o número de afetados em virtude das chuvas dos últimos dias no Estado. Conforme o balanço mais recente da Defesa Civil, desse total, 30 pessoas estão desabrigadas e 248 desalojadas em 32 cidades. Dessas, oito decretaram situação de emergência: Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento, São Gabriel, São João do Polêsine, Dilermando de Aguiar e Ibarama.

O caso mais grave segue sendo o de Dom Pedrito, que já soma 4,2 mil pessoas afetadas. Pelo menos mil casas foram atingidas na cidade, que foi a primeira a decretar situação de emergência. Na sequência, os municípios mais afetados são Bagé (840 pessoas atingidas), Porto Alegre (348 atingidos) e Canguçu (300 atingidos).

Capital também foi atingida

Na Capital, especificamente, a Defesa Civil atende a 195 famílias no Lami, no Extremo Sul da cidade. Pelo menos 7,2 mil metros quadrados de lona foram distribuídos, e as equipes estão monitorando o nível do Guaíba. A informação mais recente dá conta de que no ponto de medição do Cais Mauá, as águas atingiram 1,68 metro ainda, nesta quinta.

A medição em tempo real está prejudicada, já que as réguas estão em manutenção. A cota de transbordamento do Guaíba é de três metros, e a condição atual é de atenção, com possibilidade de emissão de alerta. A previsão, para o sábado, é de retorno da instabilidade e precipitação significativa na região Metropolitana.

Falta de luz

Além disso, pelo menos 46 mil pontos seguem sem energia no Rio Grande do Sul, também em decorrência do mau tempo. A área mais afetada segue sendo da RGE, com 30 mil clientes desabastecidos, principalmente na região do Planalto Médio, Serra e Campos de Cima da Serra. Os demais 16 mil pontos sem energia são da área de concessão da CEEE, na Campanha e Costa Doce.