Gre-Nal de domingo mobiliza esquemas de trânsito, transporte e segurança

BM orienta que os torcedores cheguem à Arena com antecedência

Foto: Cesar Lopes/ PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou o esquema de trânsito e transporte para o clássico Gre-Nal que ocorre no domingo, a partir das 18h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O jogo, válido pelo Campeonato Brasileiro, deve atrair cerca de 40 mil torcedores. Foram colocados à venda 2 mil ingressos para a torcida do Inter e outros 1,3 mil na torcida mista, vendidos apenas na Arena. Até essa manhã haviam sido vendidos 1,6 mil bilhetes para os torcedores colorados e 14,3 mil para os tricolores.

Conforme o diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires, esse tipo de partida demanda atenção especial. “Quando é Gre-Nal sempre exige uma atenção maior e algumas ações que em outros jogos não são utilizados, devido à movimentação envolvendo essas duas grandes torcidas”, disse Ramires.

Agentes vão monitorar o entorno da Arena para definir alguns bloqueios de via. “A gente trabalha com bloqueios principalmente da BR-448, naquele braço que desce em frente à Arena. Existem também alguns bloqueios momentâneos na chegada ao estádio, para passagens de delegações, ônibus de torcida e veículos de emergência”, explicou Ramires. O diretor de operações pediu ainda que as pessoas fiquem atentas às redes sociais do órgão, onde serão divulgadas as condições de trânsito em tempo real.

Deslocamento de torcidas

Serão colocados à disposição 13 ônibus da Linha Especial Futebol, para atender a torcida do Grêmio, saindo do Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, a partir das 15h. A torcida mista fica concentrada junto ao DC Navegantes, para posterior deslocamento até a Arena.

Os ônibus para os torcedores colorados terão deslocamentos a partir da área do estádio Beira-Rio. Por serem torcida visitante, os colorados terão deslocamento com escolta a partir das 14h30min, para chegar antes da abertura dos portões. Serão 40 ônibus e 8 táxis, em que os torcedores serão revistados antes de entrarem no veículo. A escolta vai contar com batedores motociclistas, helicópteros e cerca de 20 viaturas, conforme a Brigada Militar.

De acordo com o tenente-coronel Claudio Feoli, comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque de Porto Alegre, reuniões preliminares foram organizadas com órgãos diversos e, na tarde de hoje, também ocorrem reuniões com as torcidas organizadas dos dois clubes. “Queremos sensibilizá-los de que hoje ninguém sai incólume de nenhum tipo de ato de violência. Nós temos uma série de formas de produzir provas e as pessoas que são protagonistas de atos de violência serão punidas com o rigor da lei”, disse.

O comandante orienta que os torcedores cheguem à Arena com antecedência. Segundo ele, a grande quantidade de pessoas que chega ao local de forma simultânea meia hora antes do início das partidas, o que causa instabilidade. “Nós temos tanto obstrução viária, quanto de acesso. Para o torcedor comum, procure vir antes do início da partida, o que propicia uma entrada tranquila e segura”, orientou.

Saída do jogo

Na saída do jogo, além dos ônibus da Linha Especial Futebol, serão disponibilizados para o público dez ônibus articulados da linha T2.3 Arena, da Carris. Após o jogo, estarão à disposição dos torcedores 25 lotações, posicionados na av. Padre Leopoldo Brentano, junto ao viaduto da BR 448. Outra opção de transporte é o Trensurb. Torcedores que utilizarem a linha deverão desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 quilômetro da Arena, aproximadamente dez minutos de caminhada até o estádio.

A avenida Voluntários da Pátria pode ter sentido único em direção ao Centro após o jogo, entre a rua Adelino Machado de Souza e a rua São Jorge. A EPTC orienta que os veículos em circulação pela A.J. Renner devem acessar a avenida Gilberto Lehnen para o estacionamento no E2, ou a rua Airton Ferreira da Silva, para os demais.

Também depois da partida, quem estacionar no E1, com saída pelos portões 3, 4 e 5, e no E2 vai ser direcionado obrigatoriamente para a BR-448, sentido Porto Alegre-Canoas, com possibilidade de retorno na Prainha de Paquetá – o deslocamento é de cerca de 4,5 quilômetros. Quem estacionar no E1, com saída pelos portões 1 e 2, deve usar a avenida Voluntários da Pátria.