Com novos temporais, sobe para 6,8 mil o número de pessoas afetadas no RS

Defesa Civil informou que 25 municípios foram afetados pelas chuvas

Foto: Prefeitura de Lagoa Vermelha / Divulgação / CP

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que subiu de 6.004 para 6.857 o número de pessoas afetadas em razão dos temporais registrados desde o início da semana. Ao todo, 25 cidades contabilizam estragos. Do total de pessoas afetadas, 286 estão desalojadas (quando os cidadão são obrigados a deixarem as suas residências e não precisam de abrigos temporários) e outras 20 desabrigadas (quando a pessoa precisa deixar o local onde mora e necessita de abrigo provido pelos governos).

Aparecem na lista de municípios atingidos: Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Cachoeira do Sul, Piratini, Canguçu, Santa Maria, São Gabriel, São Pedro do Sul, Arroio do Tigre, Formigueiro, Porto Alegre, Montenegro, Dilermando de Aguiar, Ibarama, Pinhal Grande, Gramado, Cristal, Camaquã, Lagoa Vermelha, Capão do Leão, Santana da Boa Vista, Jacuizinho, Gramado Xavier e Doutor Ricardo.

Conforme o órgão estadual, a preocupação no momento é com o nível dos rios que seguem em elevação. Nas cidades de Pedro Osório e Cerrito o Rio Piratini está sendo monitorado. As águas atingiram nesta manhã oito metros acima do nível. Com a marca de 13m80cm, as águas chegam nas primeiras casas. Além disso, as barragens em Camaquã e Arroio Grande seguem em constante monitoramento. Em Cristal, a Defesa Civil Municipal está providenciando apoio para os 42 moradores que foram para casa de familiares em razão das enchentes.