Suspenso aumento de tarifas intermunicipais de ônibus na região de Pelotas

Reajuste era previsto para 1º de novembro

Após protocolar pedido de reajuste nas tarifas dos ônibus intermunicipais para as empresas que atendem Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande, Arroio do Padre e São José do Norte, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) decidiu suspender o aumento, previsto para entrar em vigor em 1º de novembro. A decisão ocorreu nesta quarta-feira, depois de reunião entre a diretoria da Agergs e da Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan).

Apesar da suspensão do reajuste, o superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, garante que mais uma reunião acontece na semana que vem. A ideia é buscar alternativas com as empresas e o governo gaúcho para viabilizar uma solução que contemple todas as partes. “Momentaneamente, a ideia é não aumentar o valor das tarifas. Vamos aguardar pela reunião com as empresas e, a partir disso, buscar entendimento conjunto”, observou, Schnitzer disse reconhecer que os usuários da região não conseguem absorver os novos valores.

“O aumento previsto para entrar em vigor no domingo não vai acontecer”, completou. Schnitzer explica que a alteração no valor das tarifas é parte de um acordo firmado em 2017, que previa reajustes parcelados em quatro vezes. Apesar das articulações com o governo gaúcho, ele evita descartar elevação das tarifas ainda este ano. Caso aprovado, vai ser o segundo reajuste das tarifas em 2019. Em junho, as passagens intermunicipais da região Sul tiveram acréscimo de 4,57%.