Assaltos a ônibus: entidades preveem melhor resultado dos últimos 15 anos em Porto Alegre

Comparando com 2007, ano com piores índices, redução pode beirar 86%

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Os nove primeiros meses de 2019 registraram cerca de 100 assaltos a ônibus a menos do que o mesmo período do ano passado. De janeiro a setembro, Porto Alegre registrou 171 registros contra os 280 do ano anterior. Nos doze meses de 2018, foram 401 assaltos aos coletivos da cidade. Os dados foram divulgados hoje pelo Fórum Transporte Seguro, que projeta que 2019 feche com o melhor resultado dos últimos 15 anos. Se a tendência se mantiver, o Fórum estima que o ano termine com 235 assaltos a ônibus.

Comparando com 2007, ano com piores índices, a redução pode beirar os 86%. A partir daquele ano crítico, em que foram assaltados 1.737 coletivos, começou uma queda progressiva. O Fórum credita o início da mudança à implantação da bilhetagem eletrônica. Segundo o grupo, a criação da força-tarefa contra roubos no transporte coletivo da Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, também modificou o cenário a partir de 2016, culminando, neste ano, com a criação da Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC).

Sobre o Fórum

O Fórum Transporte Seguro, criado há cerca de dez anos, conta com representantes de entidades como a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), BM, Polícia Civil, Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Para a presidente da ATP, Tula Vardaramatos, a união das entidades se mostrou decisiva para reduzir os índices de ataques. Ela também destacou que as empresas de ônibus vêm investindo em tecnologias para qualificar o serviço e trazer maior segurança. “100% da frota está com monitoramento por câmeras, o que gera mais segurança para passageiros e tripulação e ainda facilita a resolução das ocorrências”, disse.