Curso para melhoria de resultados na atividade leiteira está com inscrições abertas

O Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) promoverá um curso na área de Bovinos de Leite, com 40 horas de aulas, no período de 18 a 22 de novembro.

Ordenha e gado leiteiro. - Foto Jonas Oliveira - Ag. PR

O Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) promoverá um curso na área de Bovinos de Leite, com 40 horas de aulas, no período de 18 a 22 de novembro.

O curso, que alia teoria e prática e conta com uma unidade didática dentro de uma propriedade modelo, é ministrado por profissionais da Emater/RS-Ascar e objetiva fornecer conhecimentos para que os participantes possam elevar a rentabilidade da atividade leiteira, produzindo leite com qualidade em pequenas propriedades familiares. A capacitação aborda diversos temas, desde o comportamento e bem estar animal até o planejamento da propriedade, passando por questões como alimentação, produção de forrageiras, controle e prevenção de doenças, higiene e manejo da ordenha e instalações, entre outros.

Resultados

O agricultor Darlei Dal Pupo, de Nova Araçá, que fez o curso de Bovinos de Leite no Cetanp, afirma que foi muito proveitoso e gerou resultados na propriedade. “Nele pude conhecer novas pessoas, trocar ideias e, principalmente, vivenciar uma propriedade no seu dia a dia, que não fosse a minha, assim podendo absorver coisas que são positivas e levando para dentro de minha propriedade novas tecnologias que agregaram mais na minha produção. Uma coisa que ajudou demais foi a questão de fazer os piquetes do tamanho ideal entre metragem para cada animal e quantidades de pasto que cada animal pode consumir, aproveitando melhor as pastagens. Com tudo isso, consegui reduzir o uso do volumoso conservado, diminuindo os custos e aumentando a produção das vacas. Antes do curso minha média chegava no máximo a 23 l/vaca/dia e hoje consigo chegar a 28 l/vaca/dia com menor custo”, relata.

O curso inclui hospedagem, alimentação e material didático. Associados do Sicredi podem ter descontos que variam de 50 a 90%. Inscrições e informações pelos fones (54) 3298-8037 e 9 9637-7406 ou pelo e-mail: cetanp@emater.tche.br.

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile