Protesto na Ilha do Pavão pede não fechamento de unidade de saúde

Local é mantido pela Afpergs, que informou à Prefeitura não ter mais condições financeiras de prestar o atendimento

Foto: Arquivo pessoal

Moradores da Ilha do Pavão, em Porto Alegre, protestaram, no início da tarde desta quinta-feira, cobrando o não fechamento da unidade de saúde do local, mantida pela Associação dos Funcionários Públicos do Rio Grande do Sul (Afpergs). Os manifestantes restringiram, por algumas horas, o fluxo pela BR-290, no sentido Porto Alegre-Eldorado do Sul.

Conforme a Secretaria de Saúde (SMS) da Capital, a associação presta o atendimento de forma integral, sem nenhum tipo de contrato ou destinação de recurso por parte da Prefeitura. A Pasta informou ter sido comunicada pela Afpergs de que a intenção inicial era fechar a unidade, no dia 30, em função da dificuldade financeira de seguir oferecendo o serviço.

Saída negociada

Segundo a SMS, reuniões já foram realizadas para buscar uma solução. Uma proposta, entregue nesta quinta-feira pela manhã à associação, prevê que a Prefeitura fique responsável pela compra dos insumos e por destinar uma equipe para o atendimento. A SMS garantiu que os moradores da Ilha do Pavão não ficarão desassistidos e que, em caso de fechamento, uma unidade móvel de saúde vai atender a população.

Procurada pela reportagem, a Afpergs informou que só vai se manifestar a respeito na manhã desta sexta-feira. Ontem, a assessoria jurídica da associação informou a Record TV que a unidade de saúde está em manutenção e garantiu que o posto não vai ser fechado. O atendimento odontológico teve de ser suspenso em razão de férias do dentista que presta o serviço no local.