Dizendo ser inocente, Carús renuncia ao cargo de vereador em POA

André Carús ficou preso por dez dias acusado de obrigar assessoras a contraírem empréstimos para saldar dívidas pessoais.

Carús fez anúncio de renúncia na companhia do advogado Jader Marques | Foto: Alina Souza/CP
Carús fez anúncio de renúncia na companhia do advogado Jader Marques | Foto: Alina Souza/CP

O vereador André Carús (MDB) anunciou, nesta quarta-feira, a renúncia de seu mandato na Câmara Municipal de Porto Alegre. A declaração foi feita após uma coletiva de imprensa, na qual o parlamentar defendeu-se das acusações que sofre desde o início do mês. No dia 1º de outubro, uma operação da Polícia Civil prendeu o emedebista sob a acusação de obrigar assessores a contraírem empréstimos para saldar dívidas pessoais.

O parlamentar reafirmou sua inocência, mas justificou a renúncia alegando ter “vergonha na cara”. André Carús leu uma carta comunicando sua decisão. O documento será entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal. O vereador também confirmou que deixa a vida pública de forma definitiva. “É justamente por ter a consciência tranquila de um inocente que eu vou renunciar ao mandato, para que eu tenha também a possibilidade de reconstruir a minha vida”, afirmou. “Espiritualmente, acho que é importante, é um recomeço”, concluiu Carús.

Dívida e ameaça de agiotas

Sem detalhar a origem da dívida, Carús garantiu que irá quitar o débito de aproximadamente R$ 400 mil com o auxílio de familiares. O pagamento será realizado a partir da venda de patrimônio e da obtenção de crédito. “As dívidas foram se acumulando e a origem disso tudo, desse montante, é a bola de neve”, explicou.

André Carús disse ser vítima, ainda hoje, da ameaça de agiotas. O vereador negou as denúncias feitas à Polícia Civil, que relatavam a participação de assessores no suposto esquema. “Não houve extorsão, aliás, o extorquido era eu”, protestou.

Decisão e surpresa

O anúncio surpreendeu os presentes, que esperavam apenas a renúncia de Carús ao comando do MDB em Porto Alegre. Sem saber que o colega tomaria a decisão de deixar o cargo, o vereador Moisés Barboza (PSDB) foi ao local da coletiva para prestar solidariedade.

Na Câmara Municipal, a vaga de Carús ficará com a suplente Lourdes Sprenger. A vereadora já exercia o mandato, ocupando a cadeira de Comandante Nádia, que volta ao parlamento. Com isso, o também suplente Delegado Cleiton (PDT) perde seu mandato. Já o comando do MDB na Capital ficará a cargo do deputado estadual Tiago Simon. Ao parlamentar, caberá o trabalho de organizar a sigla em ano eleitoral. André Carús afirmou que vai se dedicar à advocacia.