No Estado, relatora do Fundeb debate aumento da participação da União

Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é tema de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa nesta segunda.

Em visita ao Rio Grande do Sul, deputada Professora Dorinha debate programa Fundeb
Em visita ao Rio Grande do Sul, deputada Professora Dorinha debate programa Fundeb | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) participa, nesta segunda-feira, de uma audiência pública sobre o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. A parlamentar é relatora da proposta que torna permanente o programa, que tem validade prevista até o final de 2020. Junto com o senador Flávio Arns (REDE-PR), a congressista discute uma maior participação do governo federal no financiamento do fundo. Hoje, a União contribui com 10% dos recursos, enquanto estados e municípios financiam o restante.

Segundo a deputada Professora Dorinha, com a nova proposta, cidades que não recebem a verba poderiam integrar a divisão. A parlamentar sugere que a participação de Brasília deve aumentar gradativamente até 2031. “Até chegar em 40%, gradativos, em 11 anos, para atender os municípios mais pobres”, afirma.

Negociações com o governo federal

A deputada afirma que a União já sinalizou pela permanência do Fundeb como política de Estado. A proposta inicial do governo era de contribuir com mais 5% no programa. Professora Dorinha enxerga a possibilidade de usar os recursos do petróleo para sustentar o papel do Executivo no fundo. “Uma fonte muito substantiva e que tem bastante crescimento nos próximos anos são os recursos do petróleo e do gás mineral”, apontou.

Segundo a parlamentar, o governo sugeriu o uso do dinheiro dos fundos regionais, como os das regiões Nordeste e Centro-Oeste. Professora Dorinha acredita que, no início de novembro, deve apresentar o texto final com a definição da porcentagem de participação da União.

Prazo para análise

A Câmara dos Deputados tem disposição de levar o tema a plenário ainda neste ano. A deputada considera que a tramitação no Senado deve ser mais rápida. A votação da PEC deve ser finalizada, por deputados e senadores, até maio de 2020. “O mais difícil vai ser essa construção com a União”, projetou Professora Dorinha.

O seminário sobre o Fundeb é uma iniciativa da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT). O encontro será às 14 horas, na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, localizada no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.