Dia D da vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado

Em Porto Alegre, 45 unidades de saúde abrirão para atender a população

vacinação
Foto: Arquivo/Agência Brasil/Divulgação

O Dia D da vacinação contra o sarampo ocorre neste sábado em todo o país. As unidades de saúde seguem, até o dia 25, reforçando o atendimento de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos que ainda não receberam a dose.

Em Porto Alegre, o passe é livre nos ônibus para incentivar a imunização. Estarão à disposição das famílias 980 veículos operando 220 linhas, com tabela de sábado, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

São 45 unidades de saúde abertas para atender a população em Porto Alegre. A maioria delas atende das 8h às 17h. As unidades que abrem das 9h às 15h são a Santíssima Trindade, Jardim Leopoldina, Nossa Senhora Aparecida, Costa e Silva, Parque dos Maias, Vila Sesc, Coinma, Divina Providência, Barão de Bagé, Parque dos Maias, Costa e Silva, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Leopoldina, Santíssima Trindade, Conceição, Floresta e Jardim Itu.

Campanha de vacinação

A imunização é realizada em todo o Brasil desde o dia 7. Para este sábado, a orientação é que os municípios abram, de forma extraordinária, os postos de saúde. Ao todo, mais de 1,8 mil salas de vacina atendem hoje em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Rio Grande do Sul. Até o momento, 17 casos de sarampo foram confirmados em cidades gaúchas, desde janeiro.

Para a campanha, foram recebidos do Ministério da Saúde, no último mês, pelo menos 137 mil doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba). Isso engloba a cota normal mensal, de 30 mil doses, mais o quantitativo extra para o evento. A SES adverte que, nessa ação específica, a vacinação não é generalizada. Só serão imunizadas aquelas crianças que ainda não tenham feito a dose ou que estejam com a caderneta incompleta. Ao longo do ano, a meta é que 95% das faixas etárias recomendadas tenham recebido a dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira semana da campanha nacional de imunização registrou um total de 3.103 pessoas vacinadas entre seis meses e 49 anos, em Porto Alegre. Desse total, 1.513 foram doses feitas no público-alvo prioritário