Dmae assina contrato para ampliação de produção de água no Extremo Sul da Capital

Primeira etapa da obra será entregue em seis meses e terá incremento de 10% no atual sistema

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) assinou, no final da manhã desta sexta-feira, o contrato de fornecimento de um sistema complementar de tratamento de água que será acoplado à Estação Belém Novo. A intenção é atingir as áreas que mais têm sofrido com as interrupções de abastecimento no verão em Porto Alegre, como, por exemplo, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro. Entretanto, os reflexos das obras só serão sentidos a partir de seis meses.

A empresa contratada para realizar o serviço terá um prazo de seis meses, a partir de hoje, para a entrega da primeira etapa que vai gerar um incremento de 10% sobre a capacidade atual da Estação Belém Novo (100 litros por segundo), e 12 meses para a segunda entrega, com incremento de 30% (300 litros por segundo), devendo manter essa produção por um período total de 48 meses, até que as obras da Estação de Tratamento Ponta do Arado sejam concluídas.

Como para este verão a tecnologia instalada não será finalizada, o engenheiro do Dmae, Darci Nunes dos Santos, informou que a autarquia prevê outras ações que visam minimizar a escassez de água nas regiões. “Uma delas é a Adutora da Estrada Antônio Borges, o término das obras da Adutora Belém Restinga, a ampliação das Ebats Cristiano Fischer e São Manoel”. O engenheiro afirma que não há como prometer que não haverá falta d’água para o verão 2020, mas para os próximos quatro verões, haverá melhora na distribuição de água.

O investimento será de R$ 43,3 milhões com recursos próprios oriundos da tarifa de água e o prazo de contratação será de 48 meses, período que se entende durante a construção da ETA Ponta do Arado em definitivo. A tecnologia utilizada será de filtração por membranas, inédita na Capital. A novidade vai aumentar a produção de água em 30%. A produção no Sistema de Abastecimento de Água Belém Novo passará de 1 mil litros para 1,3 mil litros por segundo.

Como vai funcionar a ampliação