Deputados deverão ser reunir com Marchezan para tratar da situação do Imesf

Encontro deve ocorrer na próxima semana

Foto: Rádio Guaíba

As deputadas Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT) e os deputados Jeferson Fernandes (PT) e Sebastião Melo (MDB) deverão se reunir, na próxima semana, com o prefeito Nelson Marchezan Júnior para tratar da situação do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). O encontro, segundo os deputados, ocorrerá na próxima terça-feira, às 11h30min, na Prefeitura.

A reunião foi resultado de um pedido de Luciana Genro na Comissão de Segurança e Serviços Públicos para que os servidores do Instituto fossem ouvidos pelos deputados. O encaminhamento foi o pedido de audiência com o prefeito.

Na última quarta-feira, a categoria decidiu manter o segundo período de greve, mesmo após o anúncio de reunião agendada pela Secretaria Municipal de Saúde a fim de negociar uma saída para a demissão em massa de 1,8 mil pessoas ligadas à fundação. A Prefeitura suspendeu o encontro alegando que os trabalhadores mantiveram a greve, mesmo com a tentativa de diálogo. A categoria rebate o argumento da Prefeitura de que a greve não chegou a ser oficialmente comunicada dentro do prazo legal. Também reclama que a reunião agendada não previa a presença do prefeito Nelson Marchezan Jr., um dos pedidos do grupo.

Terceiro dia de greve

Na manhã desta sexta-feira, terceiro dia de greve, os servidores do Imesf promoveram um protesto em frente à Secretaria Municipal da Saúde, na avenida Loureiro da Silva, no Centro da Capital. Hoje, às 14h, haverá uma nova assembleia dos trabalhadores para definir os rumos da paralisação.

Conforme a Secretaria de Municipal de Saúde, 18 unidades de saúde atendidas pelo Imesf tiveram atendimento afetado, na manhã desta sexta-feira, em função da greve. Desse número 12 postos não abriram as portas e outros seis ficaram com atendimento restrito. A estimativa é que mais de 96 mil pessoas tiveram atendimento prejudicado.

Unidades fechadas

US CHAPEU DO SOL
US ERNESTO ARAUJO
US ESPERANCA CORDEIRO
US JARDIM PROTASIO ALVES
US LARANJEIRAS
US MILTA RODRIGUES
US NUCLEO ESPERANCA
US PASSO DAS PEDRAS II
US SANTA MARIA
US TIMBAUVA
US VILA SAFIRA
US WENCESLAU FONTOURA

Unidades com atendimento restrito

US SANTA FE
US QUINTA UNIDADE
US HERDEIROS
US GRACILIANO RAMOS
US JARDIM CARVALHO
US ALTO EMBRATEL