Defesa Civil registra mais de 18 mil afetados pelos temporais no RS

Lagoa Vermelha decretou situação de emergência

Foto: Defesa Civil / Divulgação

O número de afetados pela chuva e pelo granizo já alcançou 18.144 pessoas no Rio Grande do Sul. O dado é o registro mais atualizado, divulgado na noite desta sexta-feira, pela Defesa Civil Estadual. As regiões mais afetadas foram Nordeste, Sul e Alto da Serra do Botucaraí.

O município de Lagoa Vermelha é o que registra mais danos causados pelo temporal. A cidade, no Nordeste gaúcho, teve, até o momento, 16,8 mil moradores afetados, 148 em abrigos públicos e 134 pessoas em casas de amigos e parentes. O prefeito, Gustavo Bonotto, confirmou na manhã desta sexta-feira, que o município decretou situação de emergência.

Uma equipe da Defesa Civil auxilia as autoridades do município. Foram enviados a Lagoa Vermelha mais 7,2 mil m² de lonas e 200 cobertores. Dezenove bairros e parte do Centro foram atingidos, danificando cerca de 4 mil imóveis. A Defesa Civil e a Prefeitura de Lagoa Vermelha fazem mutirão para a distribuição de 25 mil m² de lona.

As cidades de Itapuca e Soledade, ambas no Alto da Serra do Botucaraí, também sentiram os estragos do temporal. Itapuca, por exemplo, registrou danos em galpões e aviários, quedas de árvores e danos em lavouras e plantações de erva-mate. Conforme a Defesa Civil, 672 moradores foram afetados e outros 100 tiveram de sair de casa. Já Soledade teve prejuízo em cerca de 60 casas e 15 galpões.Defesa Civil RS

Na metade Sul, o temporal chegou com mais intensidade e provocou estragos em Rio Grande. Segundo a Defesa Civil, o município teve, até o momento, 30 moradores com residências afetadas e quatro pessoas foram para casas de amigos e parentes. A distribuição de lonas também já começou.