Defesa Civil estima 4,5 mil casas atingidas por granizo em Lagoa Vermelha

Foram 11 bairros atingidos, todos na zona Sul do município

Lagoa Vermelha granizo
Foto: Josemar Candeia. / Tua Rádio Cacique./ Divulgação.

A Defesa Civil do município de Lagoa Vermelha, no Norte do Estado, ainda está contabilizando os estragos causados pela chuva de granizo que atingiu a cidade na tarde dessa quinta-feira. Em entrevista na manhã desta sexta-feira ao programa Bom Dia, o coordenador da Defesa Civil e secretário de Obras de Lagoa Vermelha, Admilson Ferreira da Silva, disse que a estimativa é de que 4,5 mil casas tenham sofrido algum tipo de dano.

“A região afetada foi a mais pobre da cidade. Nesses bairros temos uma aglomeração maior de casas e construções frágeis. As pessoas têm dificuldade em construir suas residências e fazem um telhado com telhas de 4 milímetros, que não aguentam uma chuva de granizo. Em algumas casas o telhado não foi danificado, ele caiu inteiro”, destaca Silva.

A cidade de 29 mil habitantes possui 12 mil casas cadastradas na Prefeitura. Segundo o secretário, foram 11 bairros atingidos, todos na zona Sul do município. Os danos da zona rural serão contabilizados ao longo do dia de hoje.

Chuva

A precipitação de granizo atingiu a cidade por volta das 15h. Conforme o secretário, a chuva durou pouco, mas os minutos finais foram intensos. Em algumas localidades o granizo se assemelhava ao tamanho de um ovo de galinha.

Na noite de ontem, moradores de Lagoa Vermelha buscaram lonas ate as 23 horas. Cerca de mil unidades foram distribuídas e a Prefeitura precisou buscar mais material em municípios vizinhos. O cidade também recebeu lonas da Defesa Civil estadual, o que deve suprir as necessidades no momento. Silva destacou que alguns moradores podem ter comprado lonas no comércio também.

Conforme a Defesa Civil, a população precisa de doações de colchões, roupas, alimentos e material de higiene. Entretanto, poucos procuraram os abrigos municipais. Silva salienta que alguns têm medo de que, ao saírem de casa, sejam saqueados. Outros foram para casas de familiares.

Vídeo: Daniel Carvalho./ Rádio Lagoa FM/Lagoa TV./ Divulgação.