Porto Alegre tem 14 postos de saúde com atendimento afetado em função de nova greve do Imesf

Estimativa da Secretaria da Saúde é que mais de 74 mil pessoas tiveram atendimento prejudicado na manhã desta quinta-feira

Foto: Gustavo Chagas / Rádio Guaíba

Ao menos 14 postos de saúde da Capital estão com atendimento prejudicado em função da continuidade da greve do Instituto de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 11 unidades estão totalmente fechadas e outras três com atendimento restrito na manhã desta quinta-feira. A estimativa da pasta é que 55.990 pessoas estão sendo afetadas com a paralisação nas unidades fechadas e outras 18.691 nos postos com atendimento parcial.

Nessa quarta-feira, os servidores do Imesf iniciaram um novo período de paralisação de três dias. A mobilização da categoria, na manhã desta quinta-feira, ocorre na Câmara de Vereadores da Capital, onde os trabalhadores acompanham a sessão da CPI que investiga a gestão do Prefeito Nelson Marchezan Jr. No período da tarde, os trabalhadores realizam uma assembleia geral para deliberar sobre os rumos da greve.

Impasse pelo diálogo continua

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou que vai cancelar a reunião marcada para a próxima terça-feira, em que o secretário Pablo Stürmer previa receber representantes de sindicatos de trabalhadores ligados ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). De acordo com a Pasta, a decisão decorre do não cumprimento de prazos legais para o alerta de retomada da greve e da desassistência causada à população, nesta quarta feira. A SMS também criticou o anúncio de continuidade da paralisação, apesar de a reunião ter sido agendada.

Unidades fechadas

US ESPERANCA CORDEIRO
US JARDIM PROTASIO ALVES
US LARANJEIRAS
US MILTA RODRIGUES
US PASSO DAS PEDRAS II
US PITINGA
US SANTA MARIA
US SAO PEDRO
US TIMBAUVA
US VILA SAFIRA
US WENCESLAU FONTOURA

Unidades com atendimento restrito

US ERNESTO ARAUJO
US DIVISA
US ALTO EMBRATEL