MDB acerta últimos detalhes para definir retorno de Comandante Nádia à Câmara

Além de fortalecer base governista, partido quer manter protagonismo no Legislativo

Foto: Tonico Alvarez / CMPA

A fim de manter a maior bancada na Câmara de Porto Alegre, o MDB apara as últimas arestas para que a vereadora Nádia Gerhard (MDB), conhecida como Comandante Nádia, retorne para o Legislativo. Empossada em janeiro, a tenente-coronel deve deixar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte a fim de reforçar a base governista no Parlamento. Inicialmente, a Pasta vai ser comandada pelo secretário adjunto, Moisés Fraga Gonçalves.

O retorno de Nádia ganhou força quando o vereador André Carús (MDB) deixou o cargo, temporariamente, após ter sido alvo de investigação da Polícia Civil, no início do mês. Em função do licenciamento, o segundo suplente da coligação, Delegado Cleiton (PDT), assumiu a cadeira de Carús. Com isso, o MDB, que tinha cinco assentos, passou a contar com quatro.

Como, nos próximos dias, a Câmara vota o orçamento para 2020, a base governista pretende assegurar o apoio necessário. Hoje, o PDT é oposição à gestão de Nelson Marchezan Jr (PSDB). Embora Cleiton tenha sido empossado sem um rótulo de situação ou oposição, a base aliada também se mostra atenta ao destino das emendas impositivas, de R$ 1 milhão para cada um dos 36 vereadores. Além disso, a falta de quórum nas sessões plenárias vem sendo levada em conta.

Com o retorno de Nádia à Câmara, a cadeira de Carús passa a ser ocupada pela primeira suplente da coligação, Lourdes Sprenger, que assumiu a vereança desde que Marchezan chamou Nádia para o secretariado. Caso a manobra saia do papel, Cleiton retorna para o banco de suplentes.

MDB x Marchezan

Após o MDB ter definido embarcar no governo Marchezan, no fim de 2018, o partido passou a ser considerado um aliado importante para aprovar projetos de reforma administrativa e de aumento do IPTU. No entanto, um “acordo de cavalheiros” entre o MDB e o prefeito definiu que o partido possa deixar a base governista a fim de lançar candidatura própria, em 2020. O desembarque deve ocorrer entre março e abril do ano que vem.

Prévias no MDB

Com diferentes candidatos dentro da legenda, o MDB voltou a debater, internamente, a possibilidade de realizar uma prévia para definir o nome a ser lançado a prefeito. O mais cotado é o deputado estadual Sebastião Melo. Correm por fora os vereadores Valter Nagelstein e Comandante Nádia, assim como o ex-prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer, que atua desde o início do mês no Ministério da Cidadania.