Dia D de vacinação contra sarampo vai ter passe livre em Porto Alegre

Na Capital, 45 unidades de saúde estarão abertas para atender a população

vacina da gripe
Foto: Guilherme Testa / CP Memória

O Dia D de Vacinação contra o Sarampo acontece em todo Brasil, no próximo sábado. Em Porto Alegre, 45 unidades de saúde estarão abertas para atender a população. Conforme a Prefeitura, o dia será de passe livre na Capital.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado, Tani  Ranieri, salienta que “até este momento o Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação até os 49 anos de idade. Então, é recomendado duas doses para pessoas até 29 anos. Depois disso, de 30 até 49 anos, é considerada uma dose para o esquema de vacinação completa”. As duas doses devem ser tomadas em um intervalo de 30 dias.

A imunização está sendo realizada em todo o Brasil desde o dia 7. Na primeira semana da campanha contra a doença, foram registradas 3.103 pessoas vacinadas entre seis meses e 49 anos em Porto Alegre. Do total, 1.513 doses foram feitas em crianças de seis meses a menos de cinco anos, alvo prioritário da campanha até o dia 25.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2 de outubro, foram registrados 6.640 casos de sarampo no país. Oito pessoas tiveram confirmação da doença em Porto Alegre.