Polícia recaptura estuprador em série com mais de cem anos de condenações

Ele foi preso na noite desta terça-feira, em Pinhal, no Litoral Norte

estuprador em série
Homem foi detido em Pinhal./ Foto: Polícia Civil./Divulgação.

A Polícia Civil e a Brigada Militar recapturaram um homem, de 51 anos, que estava foragido do sistema prisional desde junho. O criminoso, com mais de cem anos de condenações, é um estuprador em série. Ele foi preso nesta terça-feira, no Balneário Pinhal, no Litoral Norte.

Além dos crimes sexuais, o estuprador em série também tem acusações por roubo, sequestros e crimes patrimoniais. O indivíduo, que não teve a identidade divulgada, ingressou no sistema prisional em 1987 pela primeira vez. Ao longo dos anos, fugiu três vezes. A última, em junho deste ano, quando estava no regime semi-aberto. Nesta última passagem pela cadeia, estava detido desde 2010.

Os crimes

Os últimos dois, dos oito crimes que cometeu, foram no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, durante o último período em que esteve foragido.

“Começamos a investigar os casos no dia 7 deste mês, quando uma vítima foi abusada sexualmente. O criminoso subtraiu seu veículo usando uma arma e a levou para um local ermo, a estuprou e queria seguir para outro lugar. Mas a vítima entrou em luta corporal com ele e conseguiu fugir. Nos dois casos, ele abordou as vítimas no mesmo local: o estacionamento de um supermercado na Cidade Baixa, por volta do meio dia”, destaca a delegada Tatiana Bastos.

Alguns outros crimes foram cometidos em bairros das redondezas e também estacionamento de hospitais. O homem portava uma sacola de supermercado e alegava para as vítimas que uma arma estaria nessa sacola.

Segundo a delegada, é possível que o criminoso tenha cometido outros estupros não registrados desde a década de 80. Na época, as ocorrências eram realizadas de maneira diferente e hoje não é possível ter acesso. A partir dos anos 90, alguns históricos de ocorrência começaram a ser identificados. Ao menos quatro estupros teriam sido cometidos por ele, mas a maior parte das ocorrências registradas são por roubo.

Ao ser preso, o homem optou por não se manifestar. Entretanto, as duas vítimas fizeram o reconhecimento presencial e confirmaram a identidade do criminoso.