Eduardo Bolsonaro assume liderança do PSL na Câmara

Sobre ocupar embaixada do Brasil nos Estados Unidos, deputado disse que tema é "secundário"

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), anunciou, na noite desta quarta-feira, a troca do líder da bancada do PSL na Casa. O parlamentar informou ter protocolado o pedido na Secretaria Geral da Mesa, com o apoio de 27 dos 53 deputados da sigla. De acordo com ele, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) deve ser substituído pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), assim que forem conferidas as assinaturas do pedido.

Vitor Hugo negou ter havido pressão do presidente Jair Bolsonaro para a substituição. “Foi uma decisão dos deputados do PSL, da maioria, em função do tensionamento e dos posicionamentos do líder atual, que contrariava orientações do governo, que colocava em dúvida a transparência do partido, que atacava membros do partido de maneira desmedida”, declarou.

Vitor Hugo lamentou especialmente a orientação de Waldir durante a votação da MP 886/19, na noite de ontem, indicando obstrução da legenda no painel eletrônico. “Ele colocou em risco a votação de uma medida importante para o governo”, disse.

Futuro líder, Eduardo Bolsonaro informou que inicialmente não queria aceitar o cargo, apesar de ter obtido “maior convergência” na bancada. Ele se comprometeu a ficar no cargo até dezembro, quando ocorre eleição para a liderança do ano que vem.

Eduardo Bolsonaro disse que o objetivo é colocar “panos quentes” na atual crise no PSL e buscar a união. Ele trocou abraços com o Delegado Waldir em plenário e disse que todos os deputados da legenda são a favor do presidente Jair Bolsonaro. “Inclusive os que não assinaram [o pedido para troca do líder]. Temos divergências apenas pontuais”, ressaltou.

Embaixada

Sobre os planos para ocupar a embaixada do Brasil nos Estados Unidos e de integrar uma missão oficial à Ásia, a fim de acompanhar o presidente da República, ele informou serem “temas secundários”. “Temos que cuidar do nosso mandato. Estou preocupado com a satisfação de nossos eleitores”, declarou.