Presidente da Farsul é agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha

Foto: Imprensa Sistema Farsul

O presidente do sistema Farsul (Farsul/Senar/Casa Rural) e vice-presidente e diretor de mercados internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), médico veterinário e produtor rural Gedeão Silveira Pereira foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha nessa segunda-feira, em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos. A medalha, maior honraria concedida pelo Legislativo gaúcho, foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB).

Dirigentes e colaboradores do sistema Farsul e de grande número de entidades representativas do agronegócio, do comércio e do cooperativismo gaúcho lotaram o Salão Júlio de Castilhos para prestigiar a homenagem. O chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, representou o governador Eduardo Leite. Os deputados Frederico Antunes (PP), Giuseppe Riesgo (Novo) e o subprocurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, também marcaram presença.

O dirigente e produtor rural fez questão de citar a presença de inúmeros amigos e conhecidos que estavam na cerimônia, e declarou se sentir perplexo com a honraria. “Confesso que me perguntei: sou eu mesmo a receber esta medalha? Fiz por merecer? Tive que rememorar minha história de vida e de trabalho. Desde Bagé, quando iniciei no Sebrae/Senar, desenvolvendo tecnologias. Não existia a indústria rural no Brasil. Foi um atrevimento ter implementado a tecnologia de redução da idade de abate, para novilhos de 2 anos, da qual muito me orgulho de ter sido pioneiro, na Estância Santa Maria”. Pereira registrou ainda seu orgulho pelo produtor rural gaúcho. “Tenho muito respeito pela epopeia do nosso povo. Desenvolvemos a agricultura e a pecuária nesse país continental. No interior da Bahia, 80% dos produtores são gaúchos. Atravessamos 22 anos de um socialismo obscuro, e continuamos produzindo. Hoje nossa produção é invejada e copiada no mundo inteiro”.

Gedeão frisou o ponto que chamou de calcanhar de Aquiles dos produtores. “O direito de propriedade é inegociável, é a mola mestra do desenvolvimento dos povos. Foi isso que me trouxe para a Farsul. Ocupei a diretoria fundiária, uma das mais difíceis, onde lutamos diuturnamente contra a desapropriação para a reforma agrária. Foi uma luta. E temos lado: o lado da produção, da eficiência, do trabalho”. O produtor encerrou definindo-se como um político classista, e afirmando que a medalha só fez aumentar seu compromisso e sua responsabilidade para com seus concidadãos, com os produtores, com o povo do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O presidente Lara, proponente da homenagem e conterrâneo bageense, falou em seguida ao homenageado. “Hoje homenageamos não apenas a agricultura, a pecuária, a produção rural: homenageamos um modelo de cidadão gaúcho. E dois aspectos devem estar presentes para ser merecedor da medalha – o lado pessoal, como homem e cidadão, e o lado profissional e de representatividade”. Lara rememorou as atividades desenvolvidas ao lado do homenageado na Associação Rural de Bagé e na defesa de propriedades. Afirmou ser testemunha da trajetória dos últimos 30 anos de trabalho de Gedeão, a quem classificou como homem de tecnologia e inovação. “Vida longa à Gedeão, à Farsul e ao agronegócio no Brasil”, conclamou ao final.

Currículo do homenageado*
Médico veterinário, natural de Bagé, formado em 1971 pela Universidade Federal de Santa Maria, Gedeão Silveira Pereira é produtor rural, proprietário e administrador da Estância Santa Maria, com produção de pecuária de corte (raças hereford e polled hereford) com manejo em pastagens de azevém, trevo e cornichão e agricultura de arroz, soja e sorgo, e florestamento de eucaliptos. Realizou viagens de estudos em pecuária à Nova Zelândia, Austrália, USA, Argentina, Chile, Paraguai, França, Espanha e Rússia.

Foi diretor da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e presidente do Sindicato/Associação Rural de Bagé por dois mandatos. Presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, onde também foi vice-presidente por quatro mandatos. Foi presidente do Fórum Mercosul da Carne. É vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e também diretor de negócios internacionais da instituição.

* Com informações do site da Farsul