PIB gaúcho para o primeiro semestre registra maior alta desde 2013

Resultados do Rio Grande do Sul superaram a alta do PIB nacional, que ficou em 0,7% nos seis primeiros meses de 2019

O PIB do segundo trimestre foi apresentado na tarde desta segunda-feira
O PIB do segundo trimestre foi apresentado na tarde desta segunda-feira | Foto: Carolina Greiwe Ascom/Seplag

O produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 3,8% no primeiro semestre de 2019. A alta resultou do desempenho das safras de soja e milho e da indústria, principalmente na fabricação de veículos, de implementos e de produtos químicos, segundo o governo. A soma das riquezas produzidas no estado na primeira metade do ano registrou, com isso, a maior alta desde 2013. Os números de 2019 superaram ainda o crescimento do PIB nacional, de 0,7% entre janeiro e junho.

O índice foi apresentado pelo Departamento de Economia e Estatística, a antiga FEE, hoje parte da Secretaria de Planejamento. O órgão, no entanto, salienta que os resultados devem ser comemorados com cautela. Um dos pesquisadores da pasta lembra que o primeiro semestre de 2018 foi marcado pela estiagem e pela greve dos caminhoneiros, que impactaram a economia.

Crescimento por setor

A agropecuária gaúcha cresceu 7,2% nos primeiros seis meses do ano. O setor da indústria veio em seguida, com 5,5% de alta em comparação ao mesmo período de 2018. Por fim, o setor de serviços teve alta de 1,8%. Segundo a pesquisa, o desempenho do Rio Grande do Sul foi melhor do que o do Brasil nas três áreas.

No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB gaúcho cresceu 3,9%. De acordo com o DEE, a expansão no período entre junho de 2018 e junho de 2019 decorreu do crescimento da agropecuária (6,2%), da indústria (5,8%) e dos serviços (1,6%).

Os pesquisadores enfatizaram que o Rio Grande do Sul vem apresentando recuperação mais acelerada da crise econômica, principalmente em comparação com a estagnação dos números do país.