Obras em galerias motivam transferência de mais de 200 presos em Pelotas

Ação consiste em esvaziar os locais para instalações elétricas e hidrossanitárias

obras galerias
Transferência de presos começo na manhã desta segunda-feira | Foto: Susepe / Divulgação / CP

Obras de restauração em duas galerias do Presídio Regional de Pelotas motivaram a transferência de 204 apenados na manhã desta segunda-feira. A ação consiste em esvaziar os locais para instalações elétricas e hidrossanitárias. O reservatório de água da penitenciária, cuja capacidade é de 65 mil litros de água, também apresenta infiltração. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 180 dias.

De acordo com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), a Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg) irá receber parte dos apenados. “A Perg possui quatro pavilhões com oito galerias. É a única casa prisional da região qualificada para receber estes presos. Tem estrutura física adequada e menor lotação por cela”, explicou a delegada penitenciária, Deisy Vergara.

Além da Perg, o presos ainda serão transferidos para estabelecimentos prisionais das 2°, 8° e 10° regiões penitenciárias (Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, respectivamente).

Falhas estruturais e infiltração

Nas galerias A e B, onde 519 pessoas cumprem pena no regime fechado, há poças de água nas celas, rebaixamento do piso, fiação desencapada e água escorrendo pelas paredes. Conforme o diretor adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Mateus Schwartz dos Anjos, a deterioração da estrutura está acelerada. “Esta intervenção imediata é para evitar riscos aos detentos, visitantes e servidores”, informou Schwartz. As transferências foram acordadas com a Vara de Execuções Criminais (VEC).

Com informações da repórter Angélica Silveira.