Cartazes com fotos de Eduardo Leite fazem menção a “Edward Mãos de Tesoura”

Ação é organizada pelo SindiCaixa, em reação ao plano de alteração de carreiras do funcionalismo

Foto: Alina Souza/CP

Cerca de 1,5 mil cartazes em que o governador Eduardo Leite (PSDB) aparece em uma montagem do protagonista do filme “Edward Mãos de Tesoura” foram distribuídos em várias regiões de Porto Alegre. A fixação começou no domingo e, nesta segunda-feira, chamou atenção em vias da Capital, como na avenida Loureiro da Silva.

A ação, organizada pelo SindiCaixa, é uma reação ao pacote de projetos que o Executivo vai encaminhar à Assembleia Legislativa, mudando os planos de carreiras e a previdência do funcionalismo estadual. Segundo o presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, o protesto resulta da divergência de discursos do governador. “Ele colocou o bode na sala. Prometeu na campanha que era questão de organizar o caixa para pagar em dia os salários. Agora que não encontrou solução, vem com essa manobra”, afirmou.

Outra avaliação em relação aos projetos é que eles promovem a redução dos salários: “Os servidores já estão sem reposição há cinco anos e ainda vão ter que suportar extinção de vantagens e, no caso dos aposentados, diminuição dos salários em função do aumento de alíquotas”, avaliou.

Corrêa ainda critica o fato de o governo ter selecionado as categorias e sindicatos para fazer as apresentações dos planos, deixando outras, como o próprio SindiCaixa, de fora.