Pavimentação da Trincheira da Ceará será concluída neste fim de semana

Neste sábado, a empresa responsável pelos trabalhos irá terminar a pavimentação com aplicação da última camada asfáltica da entrada da passagem de nível

obra ceará
Foto: César Breda/SMIM PMPA

A obra da Trincheira da Ceará, na entrada de Porto Alegre, está em fase final, com 98,5% de execução. Neste sábado, a empresa responsável pelos trabalhos irá terminar a pavimentação com aplicação da última camada asfáltica da entrada da passagem de nível.

A avenida Zaida Jarros tem bloqueio parcial de trânsito em uma de suas duas faixas, no sentido Interior-Capital, desde a madrugada de sábado. A liberação está prevista para até o meio-dia. Os motoristas que chegarem a Porto Alegre pela BR-116 na parte da manhã devem utilizar as avenidas Castelo Branco e Assis Brasil.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, sendo finalizada essa etapa, que depende apenas de condições climáticas favoráveis, serão iniciadas a sinalização e iluminação na área interna e a pintura nas paredes.

“Ainda restam serviços finais e a montagem de equipamentos na Casa de Bombas, que não terá mais operação manual, como previa o projeto inicial, e agora será completamente automatizada. A finalização desse processo está sendo minuciosamente avaliada pelos técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)”, informa.

Em um segundo momento, serão instaladas telas nas paredes da trincheira, para protegerem contra vandalismo e deposição de materiais que possam entupir a canalização de drenagem.

A obra

Com valor inicial projetado de R$ 29,5 milhões, a obra atualmente tem investimento de R$ 39,37 milhões. Os pagamentos de antigas pendências com o consórcio executor foram sanados. “Recebemos a obra tecnicamente com problema e financeiramente quebrada. No momento, estamos em dia e com ritmo normal de medição e pagamento. Já está tramitando na prefeitura o aditivo de finalização de obra”, explica o secretário municipal adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon. A obra foi retomada em março de 2018. A trincheira tem 300 metros de extensão, largura aproximada de 9,50 metros e contém três faixas viárias.