Angus projeta elevar negócios na Expofeira de Dom Pedrito

A admissão do gado Angus rústico para a apresentação em pista será realizada das 9h às 12h do dia 23 de outubro.

Foto: Carolina Jardine

Embasada no trabalho sério de seleção realizado por criatórios locais, a raça Angus participa da 86ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito com agenda cheia e focada em bons negócios em pista. A expectativa do presidente do Sindicato Rural e do Núcleo de Criadores de Aberdeen Angus de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, é superar os resultados obtidos em anos anteriores, apesar das dificuldades impostas pelo clima e pela conjuntura ao agronegócio.

Em 2018, a expofeira movimentou R$ 5,4 milhões com a venda de 640 animais. Em 2019, devem ir à venda 370 touros e 250 ventres, com participação expressiva da raça Angus. “A Farm Show é uma das feiras mais importantes do Estado, e temos uma oferta destaca em qualidade e quantidade”, reforçou Weber, lembrando que o município tem 120 mil hectares de soja, 40 mil hectares de arroz, 350 mil cabeças de bovinos e 150 mil ovinos. Segundo ele, a procura por genética das cabanhas gaúchas está aquecida nesta temporada, principalmente devido ao interesse de criatórios paranaenses que precisam reforçar seus planteis antes que as aquisições de animais em pé sejam suspensas devido à homologação do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação naquele estado. “Nesta temporada, a situação do Paraná traz um impacto positivo. Mas precisamos reavaliar a questão da vacinação no Rio Grande do Sul sob o risco de ficarmos ilhados”.

Remates

Na agenda da Primavera de Dom Pedrito, destaque para o 18º Remate Angus Santa Thereza, que ofertará 30 touros, 20 ventres e cinco potrancas crioulas no dia 25/10 (sexta-feira) a partir das 14h. Previsão de negócios aquecidos também no 30º Remate da Agropecuária Quiri, na quinta-feira (24/10), quando irão à pista 45 touros pretos e vermelhos. Ambos remates têm suas ofertas chanceladas pela Associação Brasileira de Angus. A exposição ainda contará com o 11º Remate Genética da Campanha, que congrega oferta da Fazenda da Barragem e Cabanha Dom Angélico.

A admissão do gado Angus rústico para a apresentação em pista será realizada das 9h às 12h do dia 23 de outubro. O julgamento está marcado para o turno da tarde, a partir das 16h.  A expectativa é contar com mais de 30 exemplares em pista que passarão pelo crivo do inspetor técnico da Associação Brasileira de Angus Fábio da Silva Azeredo.

A programação da Angus ainda inclui palestras organizada pela Comissão Jovem do Sindicato Rural, Angus Jovem e o Núcleo de Criadores de Aberdeen Angus de Dom Pedrito . Na quinta-feira (24/10), às 19h, a gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, falará sobre os avanços da raça e os ganhos trazidos aos pecuaristas brasileiros na palestra “Angus, agregando valor à pecuária”.  Na quarta-feira (23/10), às 19h, está prevista explanação do professor do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé (Ideau) Plínio Oliveira sobre “Diretrizes do manejo sanitário em gado de cria”. No sábado (26/10), às 10h30min, a sede do Núcleo Angus recebe o painel “Perspectiva futura da potência do agronegócio no município de Dom Pedrito”, que será ministrado pelo agrônomo, consultor e produtor Maurício Ferreira.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile