33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros começa nesta quarta-feira

O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa

33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros começa nesta quarta-feira, dia 9
Fotos: José Schafer

Os mais de 500 expositores já estão organizando seus espaços no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa, para receber o público de 100 mil pessoas aguardadas entre amanhã e domingo (09 a 13/10) no 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa).

O presidente, Aldir Mallmann, destaca que as atrações permanentes revelam uma feira diversificada, sendo que o público pode conferir atrações como o tradicional Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros, Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi, Exposição da Economia Solidária, Pavilhão da Floricultura, Mostra da Indústria e Comércio, Exposição de Pequenos Animais, Mostra de Plantas Medicinais, Pavilhão do Artesanato, Mostra da Pecuária, dezenas de atrações gastronômicas, Cozinha Experimental do Hortigranjeiros, Mostra da Agricultura Familiar da Emater/RS-Ascar, passeios de helicóptero, Rádio Parque, Parque de Diversões, shows e apresentações culturais.

Fotos: José Schafer

Para proporcionar uma estrutura satisfatória aos expositores e visitantes, foram realizadas adaptações na infraestrutura elétrica, hidráulica e de internet, bem como montagem de estandes regularizados de acordo com o Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI). A infraestrutura do Parque de Exposições, formado por 47 hectares, conta também com 3.500 vagas de estacionamento na parte interna, distribuídas em um amplo espaço arborizado.

Para garantir a segurança dos visitantes, todo o movimento no Hortigranjeiros será monitorado por mais de 50 câmeras, disponibilizadas por empresas privadas contratadas pela feira e pela Brigada Militar (BM). As empresas Protefort e Shelter serão responsáveis por serviços de vigilância, com profissionais atuando durante o dia e à noite, além do efetivo da BM. “É importante que a comunidade local e regional saiba que a edição do ano passado transcorreu de uma forma muito tranquila, sem ocorrências, de qualquer modo a Comissão de Segurança e Trânsito está trabalhando levando em conta que não basta manter o padrão, temos que melhorar e inovar a cada ano”, destaca o coordenador da Comissão de Segurança e Trânsito, Major Valtair Dornelles.

Programação

Além das atrações permanentes, o evento conta com programações diárias. Nesta quarta-feira (09/10), os pavilhões abrem às 9h para receber os visitantes. Neste mesmo horário, ocorre a abertura oficial da Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi, onde serão recepcionados os visitantes em geral e as excursões organizadas pela Emater/RS-Ascar, com agricultores vindos de diferentes pontos da região, em parceria com a Viação Ouro e Prata. Em um espaço central, a Mostra de Tecnologia e Inovação Sicredi irá apresentar em 2.560 m2 práticas, tecnologias e manejo voltados à olericultura, fruticultura, hortas urbanas e em pequenos.

A visita guiada com os agricultores segue até a área da Emater/RS-Ascar, onde são apresentadas propostas e tecnologias para a diversificação da propriedade rural de forma sustentável, entre elas agroindústria, crédito, cooperativismo, educação e promoção da saúde, segurança e soberania alimentar, apicultura, qualidade do leite e nutrição animal, tecnologias de aplicação, Manejo Integrado de Pragas e Doenças, irrigação, energias renováveis, saneamento básico, solos e olericultura.

Às 10h30, ocorre a Reunião da Associação das Feiras Regionais, Integra, no auditório do Centro Administrativo do Parque. Haverá também oficinas culinárias de uso e aproveitamento de hortigranjeiros, às 11h, às 14h, às 15h e às 16h, em uma parceria entre Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres. Às 17h30, junto à Cozinha Experimental, acontece o lançamento do Livro de Receitas “Inove e Transforme: Sua Cozinha, um Laboratório de Delícias”, organizado por estas três entidades e que será distribuído gratuitamente durante a feira.

No Espaço Cultural, os visitantes acompanham a apresentação da Banda Marcial do Colégio Concórdia, às 15h, e show com Os Serranos, às 20h.

À noite, a comunidade é convidada a participar de palestra sobre Inovações Tecnológicas e novas tendências na área de alimentos, às 20h15, com os professores Mauriceia Greici de Oliveira e Rodrigo Magnos Soder, e da oficina de cookies com farinha de casca de laranja, com o professor Lauri Mayer, das 19h às 19h45, ambas atrações inseridas na Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos do Instituto Federal Farroupilha, campus Santa Rosa (Iffar).

A programação completa pode ser conferida no www.hortigranjeiros.com.br.

Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa