Série Marianne não é tão boa, é superestimada

Série gira em torno da jovem escritora Emma, que é autora de sucesso de uma sequência de livros de terror sobre a bruxa Marianne

série marianne
Divulgação.

A série Marianne, um terror original da Netflix, tem sido muito comentada nas redes sociais nos últimos dias. A produção francesa entrou no catálogo em 13 de setembro. Até agora, são oito episódios e uma temporada.

Não sou muito fã do gênero terror. Não é só pelo medo. Mas, eu acho tudo muito forçado e repetitivo. Sempre parece o mesmo enredo com outros personagens. Porém, de tanto ouvir falar, resolvi dar uma chance para a produção.

No geral, gosto de assistir narrativas que fogem do cenário americano. Da França é a segunda que vejo e falo aqui. Anteriormente abordamos La Mante, uma produção muito bem feita sobre uma serial killer.

A série Marianne

Com cerca de 50 minutos, o primeiro episódio é bem interessante e mostra boas perspectivas. A série gira em torno da jovem escritora Emma, que é autora de sucesso de uma sequência de livros de terror. No começo da série, Emma já indica que não escreverá mais sobre os embates entre a heroína Lizzie Clarke e a bruxa Marianne. A partir disso que tudo começa a desandar na sua vida.

Pessoas e pesadelos do passado de Emma retornam para atormentá-la. Mas, o problema se torna maior quando as coisas aparentemente surreais começam a escapar do sonho e se tornam reais. A senhora que alega estar possuída por Marianne atormenta Emma e diz que só vai parar se ela continuar escrevendo.

A paisagem francesa e a fotografia da série são muito boas. Porém, a narrativa não é rica em diálogos, trabalhando muito mais a tensão das cenas. A protagonista não é exatamente carismática e lá pelo terceiro episódio até os sustos da série passam e o espectador começa a visualizar tudo com mais costume.

Junto com a protagonista, de volta a sua cidade natal (Elden) e rodeada de mistérios, está Camille. A jovem e assustada assistente de Emma. As duas vivem conflitos de personalidade e tomada de decisões. Em um certo momento, vendo que nada daquilo que ocorre é normal, Camille chega a deixar Emma sozinha na cidade.

série marianne
Camille e Emma em Elden./Divulgação.

Toda história que envolve a bruxa e o motivo de Emma ter saído de Elden vai ser explicada durante a série. Entretanto, não espere respostas nos primeiros episódios.

É difícil falar sem dar spoiler, mas eu esperava mais de Marianne. A produção tem seus momentos aterrorizantes, principalmente pela tomada das cenas, sempre parecendo que uma névoa paira sobre tudo. Mas, a história bruxa/maldição/uma ”velha” possuída já não apresenta nenhuma novidade nas telas.