Prefeitura de Porto Alegre exonera um dos CCs presos em operação policial

Dois cargos de confiança nomeados pelo vereador Carús foram detidos na terça e liberados ontem

Foto: Joel Vargas/PMPA/CP

A Prefeitura de Porto Alegre exonerou um dos servidores em cargos de confiança, indicados pelo vereador André Carús (MDB), que foram presos pela Polícia Civil, junto do parlamentar, na terça-feira passada. Jorge Belomo exercia funções no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Já Roberto dos Santos segue lotado no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Desde terça, Carús é mantido preso pela suspeita de extorquir assessores. Nessa sexta, ele passou a cumprir prisão preventiva na Cadeia Pública de Porto Alegre. Já Belomo e Santos foram soltos, ontem. A defesa do segundo obteve aval da Justiça para soltura do cliente antes de expirar o prazo da prisão temporária. Apenas Belomo prestou depoimento. Santos permaneceu em silêncio, assim como Carús. No entanto, todos eles garantiram contribuir com a investigação.

Para o delegado Max Otto Ritter, vários elementos colaboraram para o início das apurações. Entre eles, o depoimento de uma ex-servidora do gabinete de André Carús. “Essa ex-servidora nos passou detalhes que permitiram o desencadeamento da operação, mas, anteriormente, já tínhamos elementos relacionados ao DMLU e até elementos passados pelo Executivo municipal, através do senhor prefeito (Nelson Marchezan Jr.), que fez chegar até a Polícia algumas irregularidades sobre empréstimos que eram contraídos”, frisou.