Colônia Fest em Boa Vista do Sul

Na sexta-feira (18/10) à tarde haverá reinauguração do Escritório da Emater/RS-Ascar e reunião da Amesne.

Haverá ainda a feira livre do produtor, com a oferta de hortigranjeiros, além de farináceos, queijos e embutidos, das agroindústrias locais, e o grupo de artesanato, que com a assessoria da Emater/RS-Ascar criou produtos que identificam o município, tendo como tema o frango.
Card Festa da Colônia

De 18 a 20 de outubro acontece a 1ª Colônia Fest de Boa Vista do Sul, no ginásio poliesportivo municipal. A feira, que é uma realização da Prefeitura, com apoio da Emater/RS-Ascar, terá gastronomia, cultura, agricultura familiar, exposição da indústria, comércio e serviços, entre outras atrações.

A Colônia Fest terá um espaço exclusivo para saborear a comida da colônia, preparada pelo Grupo de Mulheres Rurais de Boa Vista do Sul e coordenado pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Silvia Rejane Grassiani. O Espaço Sabores e Saberes de Boa Vista do Sul terá pratos diferenciados à base de frango, produto de destaque na produção agropecuária do município, e também a comercialização de pão na palha, saindo quentinho dos fornos de hora em hora. Silvia explica que foram selecionadas algumas receitas mais adequadas para a festa, da coletânea apresentada no ano passado, durante o 4º Encontro Intermunicipal da Alimentação. Os pratos serão preparados e comercializados por cerca de 30 mulheres do grupo, gerando renda extra para as famílias. Haverá ainda a feira livre do produtor, com a oferta de hortigranjeiros, além de farináceos, queijos e embutidos, das agroindústrias locais, e o grupo de artesanato, que com a assessoria da Emater/RS-Ascar criou produtos que identificam o município, tendo como tema o frango.

Na sexta-feira (18/10) à tarde haverá reinauguração do Escritório da Emater/RS-Ascar e reunião da Amesne. A abertura oficial da Colônia Fest acontece às 19h30. No sábado (19/10), a partir das 13h30, no centro de eventos, Emater/RS-Ascar e Prefeitura irão promover o 3º Seminário Municipal da Agricultura Familiar, tendo como tema a diversificação da produção rural. O evento é aberto aos agricultores de Boa Vista do Sul e municípios vizinhos e terá palestras sobre piscicultura, com o zootecnista da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, que vai apresentar uma proposta viável economicamente de piscicultura, e com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Carlos Reginato, sobre manejo e irrigação de pastagem.

A Emater/RS-Ascar também terá um espaço institucional na feira, juntamente com a Secretaria de Agricultura e o Susaf/RS, que está instalado no município há seis meses. Neste local, estará demonstranda uma miniatura do silo secador de grãos, como alternativa para que os 200 produtores de leite no município possam secar o milho produzido nas propriedades, agregando valor ao produto e melhorando a qualidade da ração ofertada aos animais. Também haverá uma área demonstrativa de cultivo de morango e tomate em substrato, uma opção de diversificação da produção e geração de renda. “Se bem manejadas, essas atividades geram um retorno bom e rápido para os agricultores”, frisa o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Henrique Thomas Queiroz.

Fonte: EmaterRS