Touro de Ibiraiaras repete Esteio e leva prêmio de Grande Campeão da ExpoAgro André da Rocha

Evento confirma região da serra como referência em genética Devon

Evento confirma região da serra como referência em genética Devon.
Evento confirma região da serra como referência em genética Devon. Macho Grande Campeão. Fotos: Marcos Esteriz

O touro São Valentin Topazio 1785, da Cabanha São Valentin, de Reinoldes Antônio Cherubini, de Ibiraiaras, é o grande campeão da ExpoAgro André da Rocha, que encerrou noeste domingo em André da Rocha (RS). Com 1.174 quilos, Ben Hur, como também é chamado, conquistou o Grande Campeonato pela terceira vez nos seus 4 anos de vida. Ele também foi o melhor macho da última Expointer, em Esteio (RS) e ainda da Expoingá 2018, em Maringá (PR). O título de Reservado Grande Campeão foi para Santo Antônio 1226 1055, da Fazenda SantoAntônio, de Guabiju (RS), propriedade de Reinado Cherubini Filho. O animal também havia sido premiado como Reservado Campeão 2 anos na Expointer 2019.

Fêmeas

Bombinha 209 de Santa Lucia 2732, propriedade da criadora Soely Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de Capão Bonito do Sul (RS). Fotos: Marcos Esteriz
Bombinha 209 de Santa Lucia 2732, propriedade da criadora Soely Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de Capão Bonito do Sul (RS). Fotos: Marcos Esteriz

Entre as fêmeas, o título de Grande Campeã ficou com a vaca Bombinha 209 de Santa Lucia 2732, propriedade da criadora Soely Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de Capão Bonito do Sul (RS). Com dois anos e meio, ela também foi Campeã Vaca Jovem na 42ª Expointer. A Cabanha JR do Prata, do criador Gilmar da Silveira Ribeiro, de André da Rocha, levou o troféu de Reservada Grande Campeã, com a vaca Prata Jr 114 Rotok SL 1905.

Segundo Otávio Jacques, técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon / ABCD e um dos jurados, a avaliação foi difícil porque todos os participantes são animais de ponta da raça no Rio Grande do Sul. “Analisamos cada animal com morfologia que comprova a qualidade dos animais, tanto no rendimento de carcaça quanto na valorização dos cortes de carnes nobres, para o programa Carne Devon Certificada. Com certeza escolhemos os melhores entre os melhores”, afirma Jacques.

Raça DEVON

A raça Devon, que participa da ExpoAgro desde a primeira edição e tradicionalmente é a raça com o maior número de animais expostos, este ano esteve presente com 40 exemplares no Parque de Exposições, com touros e vacas puros de origem. Para Rodrigo Cherubini, Presidente do Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra da ABCD, o evento foi um marco para a raça. “A qualidade dos animais da região da serra está acima da média, o alto padrão genético confirma o que já vem ocorrendo na Expointer, onde todos os anos nos destacamos. Melhor impossível”, resume.

Simone Bianchini, Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon, lembra que a genética Devon dos Campos de Cima da Serra se sobressaiu na exposição. “Os criadores estão motivados com o programa de certificação da carne Devon, isso torna a Expo Agro André da Rocha uma feira ainda mais especial”, conclui.