Correio do Povo: os 124 anos do ‘Róseo’

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

“Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção”.

Assim declarou Caldas Júnior, então com 26 anos, no editorial do primeiro número do Correio do Povo revolucionando a imprensa rio-grandense. Naquele tempo a imprensa gaúcha caracterizava-se pelas fortes tendências políticas, influindo diretamente na opinião pública local, de acordo com os interesses partidários. Havia jornais pró-maragatos e pró-pica-paus, alcunhas pelas quais eram conhecidos os adeptos dos principais partidos políticos gaúchos ao final do século XIX.

O lenço vermelho em volta do pescoço indicava os maragatos. Já os chimangos eram conhecidos pelo uso de lenço branco. Caldas Júnior, para mostrar que o Correio estava equidistante das duas correntes, imprimiu seu jornal num papel de tom rosado – daí ter sido conhecido, nos seus primeiros tempos, como o ‘róseo’.

A primeira edição

Na sua estréia, a  edição do Correio do Povo saiu com quatro páginas e 2 mil exemplares. Pouco mais de três anos depois, já eram 4,5 mil exemplares de tiragem. Desde então, o Correio passou a ostentar no cabeçalho os seguintes dizeres: “o jornal de maior circulação e tiragem do Rio Grande do Sul.”

Inovador

O Correio foi inovador na profissionalização dos jornalistas, passando a contar com quadro próprio e não com colaboradores que tinham outra fonte de renda – situação comum na época. Também deu ênfase aos aspectos tecnológicos: por exemplo, teve quatro impressoras num período de quinze anos, e contou com a primeira rotativa do Rio Grande do Sul, inaugurada em 1910. Naquele ano e com a novidade rodando, atingiu uma circulação de 10 mil exemplares.

Breno Caldas

Com a morte prematura do fundador, em 1913, sua viúva Dolores Alcaraz Caldas assumiu o controle. Depois de passar por dificuldades econômicas, que só cessaram em 1935, a direção da Companhia Jornalística Caldas Júnior foi assumida por seu filho, Breno Alcaraz Caldas, nela permanecendo por mais de cinquenta anos.

Em 1946, o jornal deixou as instalações alugadas que ocupava na Rua dos Andradas, instalando-se no então edifício Hudson, na atual rua Caldas Júnior. Em 20 de setembro de 1972, o Correio sentiu a repressão da censura imposta à imprensa pelo Regime Militar. Ao publicar uma reportagem sobre pronunciamentos de parlamentares contra a censura, apesar de advertido a não fazê-lo, Breno Caldas viu toda a edição daquele dia ser apreendida pela Polícia Federal.

Quando o comandante da operação determinou que a edição apreendida fosse transportada nos caminhões do próprio jornal para a sede da Polícia Federal, Breno Caldas interveio pessoalmente proibindo que os caminhões fossem usados para essa finalidade, o que obrigou os policiais a requisitarem caçambas que trabalhavam no cais do porto, ali perto.

Jornal literário

Desde seu primeiro número, o Correio se apresenta não só como um órgão comercial, mas também literário. Na última página, estava incluído um folhetim ao gosto da época, de autoria de Oliveira Bello. E em sua primeira página, os Rabiscos de Tenório, pseudônimo que ocultava o fundador, Caldas Júnior. Nos números seguintes, Emile Zola e Machado de Assis se faziam tão presentes como os literatos do Estado.

A partir de 1899, o jornal institui uma seção chamada Poetas do Sul, na qual colaboram os nomes mais importantes da literatura gaúcha do final do século XIX: Apolinário Porto Alegre, Damasceno Vieira, Mário Totta, Múcio Teixeira e Zeferino Brasil, entre outros.

À seção Poetas do Sul, seguiu-se Literatura e Páginas Literárias, desembocando no suplemento Caderno de Sábado, que começou a circular no dia 30 de setembro de 1967 e transformou-se em Letras & Livros em 8 de agosto de 1981. Carlos Reverbel, Oswaldo Goidanich (Goida), P.F.Gastal e Sérgio Faraco entre outros se sucederam na direção das seções e suplementos literários do Correio.

Em 4 de fevereiro de 1934, Mário Quintana estreia no Correio, com o poema ‘Madrugada’. Mas Quintana somente passou a ser colaborador constante do jornal ao lançar seu Caderno H na edição de 18 de junho de 1953. Com algumas interrupções, esteve presente em suas páginas até a sua morte, em 5 de maio de 1994.

Uma nova fase

Em março de 2007, o Correio do Povo passou a fazer parte do Grupo Record. Em outubro de 2009, estreou o novo site, com atualização do noticiário em tempo real e a edição digital do mesmo com acesso livre e gratuito a todos os internautas. Já no ano seguinte, o Correio passou a ser impresso totalmente em cores com rotativas modernas vindas da Alemanha, juntamente do novo projeto gráfico moderno.

Em outubro de 2015, na ocasião dos 120 anos, o Correio modernizou e renovou seu projeto gráfico mantendo o mesmo compromisso de sua fundação. E hoje o ‘róseo‘ está de aniversário. Parabéns à Presidência, à Direção, aos colegas do vovô Correio do Povo que segue firme e forte nesses 124 anos !

Fonte: Walter Galvani (1995). Um Século de Poder – Os bastidores da Caldas Júnior. [S.l.]: Mercado Aberto.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile