Apil/RS realiza roteiro técnico na Europa

Associados da entidade vão conhecer na Holanda e na França empresas, fazendas, fábricas de queijos, instituto de pesquisa de leite e derivados, além de visitar a Feira de Anuga, na Alemanha

Wlademir Dal'Bosco - Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios | Foto: Mauro Schaefer/CP

Um grupo de laticinistas da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) realiza entre os dias 28 de setembro e 10 de outubro um roteiro técnico pela Europa para visitar indústrias, centros de pesquisas e fazendas, assim como a feira de Anuga, uma das mais importantes do setor alimentício no mundo. A viagem tem por objetivo conhecer o setor lácteo europeu, envolvendo a produção de leite, a industrialização, a transformação, a inovação e a tendência de produtos em nível de mercado internacional.

De acordo com o presidente da entidade, Wlademir Dall’Bosco, as visitas a produtores de leite servirão para obter informações sobre genética, produtividade e também custos de produção. Nas indústrias, o dirigente ressalta que os associados da Apil/RS poderão conhecer a diversidade de produtos, principalmente na área de queijos. Afirma ainda que a viagem visa saber mais sobre o mercado europeu. “Em Amsterdam, na Holanda, vamos fazer uma visita ao Instituto Nizo, o mais completo instituto de pesquisas em leite e derivados. Também vamos conhecer fazendas leiteiras com capacidade de produção entre 5 mil a 20 mil litros por dia”, informa, destacando ainda passeios por fábricas de queijos e pelo museu do queijo Gouda.

Alemanha

Na Alemanha, na cidade de Colônia, o grupo irá visitar a feira de Anuga que atrai expositores e visitantes de todos os países. Dall’Bosco destaca que o objetivo na feira é ter uma ideia de como se comporta o mercado europeu nas mais diferentes áreas e, principalmente, inteirar-se sobre o setor lácteo, como o lançamento de produtos. A outra parada será na França para conhecer fazendas de produção leiteira nos arredores de Paris.

O presidente da Apil/RS lembra o acordo Mercosul e União Européia que deve ser implementado nos próximos anos e salienta a importância dessa viagem para visualizar melhor o comportamento do mercado europeu. “O Brasil hoje é uma economia aberta e dentro desse novo acordo devem ingressar mais produtos europeus no nosso país. Por isso, precisamos explorar melhor as nossas potencialidades e conhecer oportunidades e nichos de mercado no âmbito internacional. Para o produto lácteo, vamos buscar espaço no mercado fora do Brasil”, sinaliza Dall’Bosco.

A viagem foi organizada pela Sumond, com o apoio da Globalfood, DSM, na Holanda, e da Lallemand Animal Nutrition, na França. A elaboração do roteiro ficou a cargo da Apil/RS. Participam da ação os laticínios associados: Mandaká Alimentos, Kiformaggio, Tchê Milk, Doceoli Alimentos, Laticínios São Luis e Granja Cichelero, além dos laticínios Aurora e Riolat, e da Cooperativa Santa Clara. Também acompanham a missão representantes da Globalfood e o diretor do Departamento de Compras Públicas para Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, Iberê Orsi.

Fonte: AgroEffective

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile