RS fecha quase 2 mil empregos formais em agosto; no País, resultado é positivo

No ano, esse é o quinto saldo mensal negativo para a economia gaúcha

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Rio Grande do Sul perdeu 1.988 empregos com carteira assinada, em agosto. No ano, esse é o quinto resultado mensal negativo para a economia gaúcha. Os dados foram divulgados, hoje, pelo Ministério da Economia.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registra, só na Indústria da Transformação, o fechamento de 4.523 vagas formais de trabalho. O melhor saldo positivo estadual, registrado nos Serviços, com a geração de 2.760 empregos, ajudou a amenizar o resultado.

Apesar de negativo, o saldo de agosto é melhor que o do mesmo período do ano passado, quando mais de 4 mil vagas foram eliminadas no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul. Ainda conforme os dados do governo, o indicador estadual fechou o mês de agosto positivo, pela última vez, em 2013.

No acumulado do ano, a economia gaúcha acumula a geração de apenas 192 empregos com carteira assinada. Nos últimos anos, o saldo é ainda menor, de 74.

País registra quinto mês consecutivo com saldo positivo

Pelo quinto mês consecutivo, o Brasil teve saldo positivo na geração de emprego formal. Em agosto, foram criadas 121.387 vagas adicionais no mercado de trabalho.

O resultado representa uma variação de 0,31% em relação ao mês anterior. Foi o melhor resultado para o mês de agosto desde 2013, segundo a série histórica.