Após prefeitura convocar servidores do Imesf, apenas uma unidade de saúde está fechada na Capital

Na tarde desa segunda, a Prefeitura convocou 235 dos mais de 1,8 mil profissionais do Imesf para voltarem ao trabalho

Posto de Saúde Modelo teve movimentação reduzida durante a manhã | Foto: Samantha Klein/CP/Rádio Guaíba

Das 140 unidades de saúde da Capital, apenas a Recreio da Divisa, na Lomba do Pinheiro, está fechada na manhã desta terça-feira, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Isso ocorre porque trabalhadores ligados ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) estão paralisados em protesto contra a extinção do Instituto. Na última quinta-feira, o prefeito Nelson Marchezan Jr. anunciou a medida, em função de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O entendimento de que a lei que criou o órgão, em 2011, é institucional, vai provocar as demissões dos trabalhadores, em até dois meses.

Na tarde dessa segunda, a Prefeitura convocou 235 dos mais de 1,8 mil profissionais do Imesf a voltarem ao trabalho hoje. O município destacou que os funcionários possuem vínculo celetista. Ou seja, a falta registrada vai ocasionar desconto em folha, além de advertência, podendo chegar à demissão por justa causa. A situação está prevista na legislação que rege as contratações através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Centenas de trabalhadores do Imesf acompanharam ontem, na Câmara de Vereadores, uma audiência da Comissão de Saúde para discutir o impasse. Um outro grupo se concentrou em frente à Prefeitura, onde protestou até perto das 14h. A rede do Imesf abrange 77 dos 140 postos de saúde da cidade.