test

Evento em Bagé aborda o Novo Papel da Pecuária

Evento acontece na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé - Foto: Felipe Rosa

O Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA) em parceria com lideranças empresariais, fará a sua sexta etapa em Bagé (RS), na próxima terça-feira (24/09/19), abordando temas importantes para a produção agropecuária da região, com especialistas no agronegócio. O evento acontece das 13h30min às 16h, no Auditório da Embrapa Pecuária Sul.

Assuntos

Entre os assuntos que serão abordados no evento estão o Novo Papel da Pecuária; Cenário do Mercado Agro; e Gestão da Propriedade Rural – Como Melhorar os Resultados da Pecuária?

O professor Julio Barcellos, Doutor em Zootecnia (UFRGS), realiza a primeira palestra do evento fazendo sua exposição sobre Cenários e Tendências para o Agronegócio. Para falar sobre o Novo Papel da Pecuária estará presente Marcos Borba, Doutor de Desenvolvimento Rural e pesquisador da Embrapa. Já o advogado Marcelo Lopes Vieira falará sobre as Curiosidades Jurídicas Voltadas ao Produtor Rural.

O evento tem como conexão temática para 2019 “Os Desafios e Prioridades para uma Produção Agropecuária Sustentável e mais Eficiente”. As etapas do agrocircuito têm reunido dirigentes de entidades, executivos de cooperativas, sindicatos rurais, agroindústrias, associações comerciais, mídia regional, produtores rurais, universidades, prefeitos, secretários de agricultura, meio ambiente, desenvolvimento rural e demais autoridades das macrorregiões onde são realizados os eventos. A edição de encerramento será em Alegrete (28/10).

Entrada franca e inscrições

As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail agrocircuito@i-uma.edu.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3224.6111.

Palestras

Cenário do mercado agro – gestão da propriedade – como melhorar os resultados da pecuária?

O professor Júlio Barcellos (UFRGS) tratará em sua exposição sobre o Cenário do Agronegócio – Gestão da Propriedade – Como melhorar os resultados da Pecuária? Para Barcellos, a nova realidade dos negócios do Agro frente aos acordos comerciais e aos mercados consolidados que aumentam suas demandas irá possibilitar a recuperação da renda do setor. “Para isto, fazer o que estamos fazendo não será mais suficiente. Inovar produtos e processos, incluindo uma gestão mais profissional e com foco nos resultados será necessário. Por isso, realizamos este encontro para contribuir com as ideias daqueles que fazem o Agronegócio do RS”, destaca.

Curiosidades jurídicas voltadas ao produtor rural

A segunda exposição da etapa do evento em Bagé será com o advogado Marcelo Lopes Vieira. Vieira pondera que, considerando uma evolução científica e tecnológica no setor rural, o produtor rural precisa atentar para questões impactantes no âmbito jurídico e para as principais demandas oriundas da atividade rural, tais como crédito, custos de produção, contratos, questões ambientais, segurança jurídica, bem como questões trabalhistas e previdenciárias.

Defesa da pecuária

Tema bastante discutido na mídia nos últimos meses, a pecuária é taxada por muitos como vilã do meio ambiente e a proteína bovina como prejudicial à saúde. Nesse contexto, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Marcos Borba apresenta uma defesa da atividade, com argumentação baseada em dados técnicos e científicos, comprovando que a proteína (tanto carne como leite) tem elementos essenciais à saúde humana e que a pecuária, quando bem manejada, pode prestar importantes serviços ambientais, como a fixação de carbono. O debate se insere no que hoje é considerado o maior dilema do agro em todo o planeta: como atender a demanda por alimentos, em quantidade e qualidade (alimentos saudáveis, nutritivos, feitos através de processos seguros), e, ao mesmo tempo, manter o ambiente de produção preservado.

Serviço

O que: Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio

Onde: Auditório da Embrapa Pecuária Sul

Endereço: Rodovia BR-153, Km 632,9 Vila Industrial, Zona Rural

Quando: 24 de setembro de 2019

Quanto: Evento Gratuito

Credenciamento: 13h30 – Inscrições Antecipadas

Solenidade de Abertura Oficial: 14h00

Horário do Evento: Das 13h30 às 16h00

Fonte: Embrapa Pecuária Sul

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile