Bolsonaro deve jantar com Trump na próxima semana em NY

Comitiva sai na segunda-feira e volta na quarta. Na terça, presidente discursa

Bolsonaro passa por exames
Foto: Marcos Corrêa / PR / CP

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) confirmou que vai jantar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a semana, em passagem pelo país para participar da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York. A previsão é de que a comitiva deixe o Brasil nesta segunda-feira e volte na quarta. “Estaremos ao lado do Trump, motivo de honra. Tenho conversado muito com ele. Sobre os mais variados assuntos”, disse Bolsonaro ao chegar ao Alvorada. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Quatro dias após receber alta hospitalar, o presidente teve autorização da equipe médica para viajar. “Nosso presidente está pronto para o combate, e a viagem para Nova York está assegurada”, afirmou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros. A comitiva brasileira parte de Brasília na segunda-feira. O discurso de Bolsonaro na assembleia da ONU é previsto para terça.

O presidente viaja com alguns dos ministros mais próximos. Entre eles, os titulares do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. A primeira-dama Michelle também integra a comitiva, além do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente e cotado para assumir a embaixada do Brasil em Washington, e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já chegou aos Estados Unidos e acompanha o presidente na ONU. O chanceler Ernesto Araújo se encontra com a comitiva em Nova York.

Saúde

O médico Antonio Macedo, responsável pela cirurgia a que Bolsonaro se submeteu no dia 8, disse que o presidente deve seguir algumas recomendações durante a viagem aos Estados Unidos, como usar uma meia elástica e tomar injeções diárias anticoagulantes. Os principais riscos do deslocamento de quase nove horas até Nova York, afirmou, envolvem problemas vasculares. Segundo boletim médico, Bolsonaro se encontra em “excelentes condições clínico-hospitalares”.