Decreto prorroga atuação de Forças Armadas na Amazônia Legal

Prazo fica estendido até 24 de outubro de 2019

Foto: Paulo Santos/2001/Amazônia Sob Pressão

O governo federal prorrogou o prazo do emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Amazônia Legal, em ações de apoio ao combate de incêndio. Em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente da República, Jair Bolsonaro, editou Decreto que estende o prazo até 24 de outubro de 2019. A edição foi publicada na tarde desta sexta-feira,  As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Em 23 de agosto, quando adotou a GLO na região, o governo tinha estabelecido o prazo inicial de um mês, até 24 de setembro. O emprego das Forças Armadas vale para áreas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental dos estados da Amazônia Legal. Esse território que abrange a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.

O vice-presidente Hamilton Mourão, no exercício da Presidência que as operações das Forças Armadas na Amazônia tinham resultado, até àquele momento, na aplicação de mais de R$ 25 milhões em multas, além da apreensão de 12 mil metros cúbicos de madeira, veículos, motosserras e embarcações. Foram realizados pelo menos 350 ataques a focos de queimadas terrestres e outras 350 incursões aéreas para debelar o fogo.

De acordo com Mourão, o custo de atuação das Forças Armadas na Amazônia é de cerca de R$ 1,5 milhão por dia, principalmente em função do emprego das aeronaves.