Cidades brasileiras aderem a mobilização mundial pelo clima

Greve Global pelo Clima ocorreu em mais de 150 países

Às vésperas da Cúpula pelo Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai ser aberta pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na segunda-feira, em Nova Iorque, uma mobilização mundial chamada Greve Global pelo Clima ocorreu hoje em mais de 150 países. A meta era chamar a atenção para a mudança climática. Cidades brasileiras também registraram manifestações.

Em São Paulo, a mobilização começou perto das 16h, no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Por volta das 17h30min, os manifestantes tomaram um dos sentidos da Avenida Paulista, a maior parte deles jovens, que exigiam ações concretas para frear as emissões de gases causadores do efeito estufa e de combate ao aquecimento global.

Também registraram manifestações capitais brasileiras como Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza, Maceió, Belo Horizonte, São Luís, Recife e Florianópolis, além do Distrito Federal.

No Rio Grande do Sul, os manifestantes se reuniram no parque Redenção, na região Central de Porto Alegre. Crianças e adultos levaram cartazes com frases “Não existe planeta B”, “A hora é agora. Salve a Amazônia”.

Mundo

Capitais como Paris, Berlim, Bruxelas, Washington, Cidade do México, Santiago do Chile, Madri, Nova Delhi, Bangkok, Dublin, entre outras, já registram manifestações.

No Reino Unido, milhares de pessoas protestam em Glasgow, Manchester e Londres. Na Austrália, mais de 300 mil pessoas foram às ruas em mais de 100 cidades.

Nos Estados Unidos, há mais de 800 atos marcados para hoje em diversas cidades. Estima-se que Nova York deve reunir mais de 1 milhão de manifestantes.

Na Alemanha, mais de 500 manifestações foram marcadas em cidades como Berlim e Hamburgo.

A #climatestrike está entre os trending topics hoje, as hashtags mais replicadas pelo Twitter.