Três postos de saúde permanecem fechados em Porto Alegre

As unidades fechadas são: Timbaúba, Santa Maria, Jenor Jarros.

Três postos de saúde permanecem fechados em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira. Na manhã de ontem, eram 17 postos fechados. À tarde, o número caiu para sete. As unidades fechadas são: Timbaúba, Santa Maria e Jenor Jarros.

O fechamento decorre do anúncio de 1,87 mil demissões a partir da extinção do Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família (Imesf). Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei que criou o Imesf, em 2011, é inconstitucional.

Nessa terça-feira, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou a decisão, mas garantiu que os atendimentos não devem ser prejudicados na fase de transição. Ele também ponderou que a entidade que vencer o edital de parceria emergencial, a ser aberto pela Prefeitura, pode contratar os profissionais do Imesf a fim de assumir a rede que era administrada pelo Instituto – 77 dos 140 postos de saúde da cidade.

Reunião extraordinária debate impasse na Câmara de Vereadores

Nesta quarta, representantes dos servidores da saúde ligados ao Imesf estiveram na Câmara de Vereadores. Eles se reuniram com líderes de bancadas e solicitaram que o Legislativo faça a intermediação com a Prefeitura a fim de evitar as demissões. Ficou agendada uma reunião extraordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), para as 10h da segunda-feira.

A reunião da Cosmam vai ser presidida pelo vereador André Carús (MDB). Segundo a Câmara, o secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, confirmou presença. Ele deve explicar os motivos que levaram o prefeito a anunciar as demissões. Devem participar ainda representantes de entidades do setor, servidores do Imesf e das comunidades atendidas pelas unidades que serão afetadas caso as demissões se concretizem.