Ministério da Saúde registra mais 570 casos de sarampo no Brasil

Número de ocorrências no RS permanece estável, em sete

Ministério da Saúde registra mais 570 casos de sarampo no Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Divulgação

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 3.909 casos confirmados de sarampo em todo o território nacional, de acordo com o Ministério da Saúde. Segundo a pasta, houve aumento de 570 casos em relação ao último boletim epidemiológico, divulgado em 12 de setembro. No Rio Grande do Sul, o número de ocorrências permanece estável, em sete.

Conforme os registros, há mais 16 estados na lista de transmissão ativa da doença: São Paulo, Maranhão, do Piauí, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Pernambuco, do Pará, do Rio Grande do Norte, do Espírito Santo, de Goiás, da Bahia, de Sergipe e no Distrito Federal. A maioria dos casos (97,5%) é registrada em 153 municípios localizados na região metropolitana de São Paulo.

Segundo o Ministério da Saúde, R$ 10,5 milhões foram liberados durante a semana para que os estados reforcem ações de imunização da população.

O ministério também reitera que a vacina é a principal forma de proteção contra o sarampo. A tríplice viral está disponível em mais de 36 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil.

Para interromper o ciclo de transmissão do sarampo, o ministério vai desenvolver, em duas etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A primeira delas de 7 a 25 de outubro, tendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos como alvo. A segunda, de 18 a 30 de novembro, é destinada à população de 20 a 29 anos.