Após anúncio de extinção do Imesf, 17 postos de saúde permanecem fechados nesta quarta-feira

Balanço parcial da Secretaria de Saúde da Capital aponta que 88 mil pessoas estão com atendimento prejudicado

saúde da família
Foto: Divulgação

Após o anúncio da extinção do Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família (Imesf), 17 unidades de saúde da Capital não realizaram atendimentos na manhã desta quarta-feira. Conforme balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, 88 mil pessoas tiveram o atendimento prejudicado. Ontem, 68 postos de saúde fecharam as portas em função do protesto realizado pelos trabalhadores.

O fechamento destas unidades se deu em decorrência do anúncio das 1.870 demissões que deverão ocorrer com a extinção do órgão. Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei que criou o Imesf, em 2011, é inconstitucional. Nessa terça-feira, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou a decisão, mas garantiu que os atendimentos não seriam prejudicados. Em ato contínuo, o executivo anunciou alternativas que serão implementadas nos próximos meses destinadas a suprir a demanda da atenção primária.

Durante a manhã desta quarta-feira, trabalhadores do Imesf foram até a frente do Paço Municipal onde realizaram um ato simbólico de “bater o ponto”. Na sequência, o grupo foi até a Câmara de Vereadores onde foram recebidos pela presidente da Casa, vereadora Mônica Leal. A intenção dos servidores é demonstrar o descontentamento com a medida anunciada pelo executivo. Após o encontro, ficou definido que a extinção do Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família será debatida na próxima segunda-feira (23), durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).

Postos fechados

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde da Capital, na manhã desta quarta-feira, 17 postos estavam fechados. São eles:

Região Glória/Cruzeiro/Cristal

Unidade Osmar Freitas
Unidade Vila Gaúcha
Unidade Tronco

Região Partenon/Lomba do Pinheiro

Unidade Esmeralda
Unidade Herdeiros
Unidade Recreio da Divisa

Região Leste/Nordeste

Unidade Jardim Protásio Alves
Unidade Wenceslau Fontoura
Unidade Milta Rodrigues
Unidade Vila Brasília

Região Norte/Eixo Baltazar

Unidade Esperança Cordeiro
Unidade Beco dos Coqueiros
Unidade Planalto
Unidade Nova Gleba
Unidade Santo Agostinho
Unidade Passo das Pedras II
Unidade Santa Maria